
Moradores do bairro São Brás, em Colatina, denunciaram o descarte irregular de entulho, móveis velhos e lixo em uma área verde da comunidade. Segundo relatos enviados ao Portal ES FALA, o espaço, destinado à preservação ambiental, virou ponto de despejo clandestino de resíduos.
A situação gerou indignação entre moradores da região. Além disso, a população afirma que o acúmulo de lixo compromete a preservação ambiental e aumenta os riscos à saúde pública.
Uma moradora de um bairro vizinho contou que ficou revoltada ao encontrar a área tomada por resíduos. Por isso, decidiu procurar o portal para denunciar o problema.
“Eu não sei o dia que jogaram o lixo, mas vi como está e fiz questão de acionar o ES FALA para mostrar o descaso dessas pessoas com o bairro e com o meio ambiente”, afirmou.
Moradores suspeitam de descarte feito pela própria comunidade
Outro morador relatou que já presenciou uma situação semelhante durante a noite. Segundo ele, algumas pessoas retiravam móveis da carroceria de uma caminhonete para despejar no local. No entanto, ele preferiu não abordar os envolvidos por receio.
Além disso, moradores não descartam a possibilidade de que os responsáveis sejam pessoas da própria região ou de bairros vizinhos.
“Eu tenho desconfiança que podem ser moradores do bairro ou até de bairros vizinhos. Isso seria pior ainda, porque além de gerar sujeira, a pessoa acaba prejudicando a própria comunidade. Falta consciência em todos os sentidos”, comentou um morador.
Comunidade cobra limpeza e reforço na fiscalização
Os moradores também cobram uma ação dos órgãos responsáveis para realizar a limpeza da área verde e reforçar a fiscalização no bairro. Segundo eles, o descarte irregular virou um problema frequente na região.
Além disso, a comunidade orienta que moradores registrem fotos ou vídeos sempre que presenciarem situações semelhantes. Dessa forma, as imagens poderão ajudar na identificação dos responsáveis e contribuir para futuras medidas judiciais.
A população reforça que preservar os espaços públicos depende tanto da fiscalização quanto da conscientização da própria comunidade.











