​Descarte de eletrônicos em Vila Velha agora pode ser agendado online

Para encontrar o ponto de descarte mais próximo e fazer o agendamento online do recolhimento ou acessar o site da prefeitura de Vila Velha.

Visando ampliar o programa de coleta seletiva de eletroeletrônicos, a Prefeitura de Vila Velha fechou uma parceria com a rede Circulare e com a ES Ambiental, disponibilizando 26 novos pontos de coleta pela cidade e também facilitando a vida do morador, que agora pode agendar online a recolhimento do material, que é feito na residência do munícipe pela empresa.

Para encontrar o ponto de descarte mais próximo e fazer o agendamento online do recolhimento ou acessar o site da prefeitura de Vila Velha, entrar na aba “SECRETARIAS”, clicar em “SERVIÇOS URBANOS” e acessar o banner sobre a coleta de resíduos eletrônicos.

Passo a passo

Depois de acessar a página, selecione se o descarte tem menos de 30 quilos, como celulares, fones de ouvido, brinquedos eletrônicos, notebooks, tomadas, entre outros, ou se tem mais de 30 quilos, como geladeiras, máquinas de lavar, lava-louças e fogões.

Preencha os dados cadastrais e os produtos que serão descartados, depois siga o passo a passo: insira seus dados, quantidade de produtos, o CEP e escolha um dos pontos disponíveis. Agora é só embalar e entregar os produtos.

Cata-Móveis

A Secretaria de Serviços Urbanos também continua atendendo a demanda de eletrônicos por meio do serviço de Cata-Móveis, que também recolhe eletroeletrônicos, realizado por meio de agendamento pelo telefone: (27) 3149-7326. Outra opção de descarte de eletrônicos continua sendo o ecoponto da antiga Fábrica de Manilhas, localizada na Avenida Carlos Lindenberg, ao lado do DER-ES.

O Secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Raphael do Nascimento, reforça a importância da iniciativa. “Com a ampliação dos pontos de coleta de resíduos eletrônicos, a Prefeitura facilita o descarte correto desses materiais, evitando que sejam despejados em locais inadequados e causando danos ambientais. É um avanço significativo para a cidade e para o meio ambiente”, destacou.

“Ao colaborarmos com a prefeitura, conseguimos criar um ciclo virtuoso de educação e prática, levando a população a entender a importância do descarte correto e os impactos positivos disso”, explica Livia Santarelli, Gerente de Marketing e Negócios da rede Circulare.

Os resíduos eletrônicos, como são chamados os equipamentos eletrônicos fora de uso, costumam ser colocados em gavetas ou armazenados em despejos e quintais. Com a ação do tempo, esses equipamentos podem liberar substâncias tóxicas como mercúrio, lítio, chumbo e até arsênio. Essas substâncias podem contaminar o solo, afetando a saúde humana e animal.

Redação Multimídia ESHOJE