
A farmacêutica norte-americana Vertex anunciou os resultados de um novo medicamento que pode revolucionar o tratamento da diabetes tipo 1. O zimislecel ou VX-880 é uma terapia experimental, de aplicação em dose única, que transforma células-tronco em células beta pancreáticas capazes de produzir insulina.
A pesquisa sobre esse tratamento começou há mais de 20 anos, quando o pesquisador da Universidade de Harvard Doug Melton prometeu encontrar a cura para o diabetes de seus filhos. Após anos de pesquisa, verbas de universidades, organizações e da farmacêutica, este é o primeiro resultado relevante.
Os dados ainda são incipientes, mas considerados promissores pelos médicos. No caso do anúncio da Vertex, se refere ao resultado de um grupo de 12 pacientes acompanhados por um ano. Dez deles não precisam mais de insulina depois de tomar o medicamento, e os outros dois demandam doses menores.
Há vários tipos de diabetes. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que exige uso diário de insulina desde o diagnóstico. Quando não tratado adequadamente, pode ter complicações graves, assim como o tipo 2.