Criminosos se passam por fiscais e tentam extorquir comerciantes em Linhares

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento que o homem se aproximou da vítima, de 70 anos, e desferiu socos e chutes

Comerciantes e empresários de Linhares voltaram a ser alvo de golpes. Depois de criminosos se passarem por fiscais do Procon, agora estelionatários estão usando o nome da Vigilância Sanitária Municipal para tentar extorquir valores de lojistas.

Nesta quinta-feira (04), diversos comerciantes relataram que receberam ligações de pessoas que se identificavam como agentes de fiscalização, chegando até a exigir contribuições financeiras.

A diretora-geral do Procon de Linhares, Lívia Ferrari, confirmou que o órgão foi procurado por várias vítimas. “O Procon não realiza esse tipo de contato por telefone para fins de fiscalização, muito menos para solicitar qualquer pagamento. Os nossos fiscais atuam sempre de forma presencial, devidamente identificados. Orientamos que, em caso de suspeita, a população entre em contato diretamente conosco”, reforçou.

A Vigilância Sanitária do município também foi alvo de falsários. De acordo com a diretora-geral, Josiane Curitiba, criminosos chegaram a se passar por gestores do órgão e cobraram boletos de forma insistente. “Recebemos relatos de comerciantes que foram coagidos ao telefone. Quero deixar claro que a Vigilância Sanitária não cobra valores via ligações. Todas as nossas fiscalizações são presenciais, feitas por agentes identificados, e não envolvem qualquer tipo de cobrança bancária ou PIX”, alertou.

As duas instituições reforçam a orientação para que os comerciantes não realizem transferências e denunciem imediatamente tentativas de golpe.

FONTE : PREFEITURA DE LINHARES