
O restaurante Mister Cook, de Vitória, foi o grande campeão da competição O Quilo é Nosso. Realizado pelo Sindbares/Abrasel no Espírito Santo, a final do concurso elegeu o melhor restaurante a quilo no Estado. O restaurante campeão garantiu o título com uma receita de tilápia assada acompanhada de molho sustentável de tomates reaproveitados e ervas e finalizado com chips de coco. Os três finalistas prepararam ao vivo, na Cozinha do Senac Beira Mar, os pratos que concorriam ao título. O segundo lugar ficou com o restaurante Bom Apetite, de Cachoeiro de Itapemirim, enquanto o terceiro foi o Kalifas, de Guriri. Eles prepararam, respectivamente, um nhoque de banana da terra com requeijão e molho de camarão, e uma torta de bacalhau.
Seis jurados foram responsáveis por degustar e decidir o campeão: Chef Regina Maris, proprietária do tradicional restaurante na Praia de Itaparica, Regina Maris Bar e Restaurante; Chef Juarez Campos, sócio proprietário do restaurante Oriundi e professor de Cozinha Internacional na Universidade de Vila Velha; Chef Emerson, sócio e responsável pelas cozinhas do Ilha Buffet; Mariana Pedroni, instrutora do Senac; Chef Maria Lúcia Frisso Montarroyos, proprietária do restaurante Nona Lu, o campeão da última edição do concurso.

Concorrendo ao título, os pratos participantes foram: a Tilápia do Espírito Santo, que é um prato temperado com limão siciliano, assado e acompanhado de molho sustentável feito com tomates reaproveitados e ervas, do restaurante Mister Cook; o Nhoque Tropical, que é feito de banana da terra com requeijão e molho de moqueca de camarão, do restaurante Bom Apetite; e o Bacalhau Especial Dona Glória, que é uma torta de bacalhau do restaurante Kalifas. Os chefs tiveram 30 minutos para finalizar a receita e apresentar os pratos aos jurados.
O chef ganhador do concurso, Helio da Silva, do Mister Cook, revela que se inspirou na cultura capixaba para criar o prato. “Minha inspiração surgiu do desejo de valorizar a nossa culinária, que é rica e reconhecida mundialmente. A tradicional moqueca capixaba ganhou uma nova apresentação, não para mudar o que já é perfeito, mas para acrescentar um toque de sabor e criatividade”, destaca.
O Quilo é Nosso
Na etapa estadual, O Quilo é Nosso contou com participantes de todo o Espírito Santo. Na final, estabelecimentos de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Guriri estiveram no pódio. O concurso é realizado em três etapas de disputa: regionais, estaduais e nacional. Na primeira etapa, os competidores do estado disputaram contra 14 restaurantes de todo o Estado pelo título. Contando com avaliação do júri técnico e voto popular, os três finalistas seguiram para a etapa Estadual. Agora, o ganhador da disputa estadual seguirá para São Paulo para a grande final. Na grande final, durante o evento Mesa São Paulo, chefs e especialistas em gastronomia elegem o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil, nos dias 29 e 30 de outubro.
Segundo o presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, este concurso é uma ótima forma de enaltecer o modelo de negócio a quilo, um modelo de negócio 100% brasileiro. “O público se surpreende com a criatividade dos pratos apresentados. Essa diversidade mostra a força da nossa gastronomia e como os restaurantes capixabas conseguem inovar sem perder a identidade local”, explica.