


A avicultura de postura do Espírito Santo terá um momento especial de valorização e reconhecimento em novembro. Dentro da programação do Encontro da Avicultura Capixaba, será realizado o Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2025, iniciativa que busca destacar a qualidade da produção de ovos no Espírito Santo.
O evento acontecerá no dia 13 de novembro, das 12h às 16h, e também contará com transmissão ao vivo, permitindo que avicultores, parceiros e consumidores acompanhem de qualquer lugar.
De acordo com o diretor executivo da AVES, Nélio Hand, o principal objetivo do concurso é aumentar o valor da cadeia produtiva de ovos por meio da busca constante por qualidade e inovação. “O reconhecimento dos melhores produtores do estado visa incentivar a busca por atributos que elevem a qualidade na avicultura capixaba, valorizando o trabalho de produtores e empresas envolvidas”, declara Hand.
A participação é destinada a avicultores e empresas produtoras de todo o Espírito Santo, reforçando a importância do setor para a economia e para a segurança alimentar.
Inscrições e Regulamento
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 24 de outubro, através do envio da Ficha de Inscrição. Clique aqui o concurso contará com duas categorias: Ovos Brancos e Ovos Vermelhos.
O produtor pode se inscrever nas duas categorias (ovos brancos e ovos vermelhos), porém, para cada categoria, será aceita apenas uma inscrição por produtor e por marca atribuída/grupo familiar ou societário.
Cada inscrição deverá entregar duas amostras de 30 ovos (duas bandejas): uma bandeja será utilizada na 1ª etapa do Concurso, onde 5 ovos serão analisados pela máquina digital Egg Tester, e os demais ovos ficarão como reserva. A outra bandeja (30 ovos) será utilizada na 2ª e 3ª etapas do Concurso, onde a Comissão Julgadora fará a análise externa e interna dos ovos.
O participante inscrito é responsável por levar os ovos no dia 12/11, entre 13h e 16h, aos seguintes pontos de entrega:
-Sede da AVES (BR 262 Km 47. s/n. Centro. Marechal Floriano – ES).
-Galpão da Feira Cidadã de Santa Maria de Jetibá (Rua Floriano Alberto Tesch, s/nº, Centro – Santa Maria de Jetibá-ES).
Resultado
A divulgação dos vencedores ocorrerá no mesmo dia do Encontro da Avicultura, às 19h20. Serão declarados os três primeiros colocados em cada categoria.
Os que ficarem em primeiro lugar nas duas categoriais, que possuírem marca comercial própria, receberão e terão o direito de usar um selo para ser aplicado exclusivamente em suas embalagens, com os dizeres: “Melhor Ovo Branco do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025” e “Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo /
Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025″;
O Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba se consolida como uma vitrine para o trabalho realizado no campo, evidenciando a força, a dedicação e o comprometimento de quem produz em oferecer um alimento nutritivo e de qualidade.
Acesso à Ficha de Inscrição : https://docs.google.com/document/d/1hZE9BJvPgNhGKekFjDXEIvwZvo2KgymH/edit?usp=drive_link&ouid=114689396913119705471&rtpof=true&sd=true
Acesso à Declaração de envio de ovos para beneficiamento por terceiros:
https://docs.google.com/document/d/1nltiijxKVsoXSO0zpLNXh4EauzriLOZQ/edit?usp=drive_link&ouid=114689396913119705471&rtpof=true&sd=true↗