A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informa que, diante das fortes chuvas registradas nesta quinta-feira (1º), segue monitorando de forma permanente a situação no bairro Nova Brasília, que infelizmente voltou a sofrer com alagamentos, afetando dezenas de famílias e comerciantes da região.
A administração municipal lamenta que a obra de macrodrenagem anteriormente executada não tenha sido suficiente para resolver 100% um problema histórico do bairro. A atual gestão também acreditava que a intervenção realizada solucionaria a situação e, inclusive, promoveu ações complementares, como a intervenção no córrego que passa pela Praça do Rotary, com o objetivo de reduzir o acúmulo de água sem qualquer prejuízo à praça, já que o córrego se manteve dentro do leito.
Na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, o prefeito em exercício José Carlos Corrêa Cardoso Júnior se reunirá com a Secretaria Municipal de Obras para analisar o novo projeto da segunda etapa das obras de macrodrenagem, que será apresentado ao Governo do Estado do Espírito Santo, com o objetivo de viabilizar os recursos necessários para uma solução definitiva.
As equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras já estão realizando um levantamento detalhado da situação. Com base nesse trabalho, o município irá elaborar um relatório técnico (dossiê) apontando as causas do novo alagamento. O documento será entregue ao governador do Estado e também apresentado à população de Cachoeiro de Itapemirim, garantindo transparência sobre o ocorrido e os próximos passos.
A Prefeitura reforça que o problema enfrentado pelo bairro Nova Brasília é antigo e foi herdado pela atual administração, que segue empenhada em buscar, junto ao Governo do Estado, os recursos e as soluções necessárias para resolver essa situação o mais rápido possível.
A Prefeitura segue atenta, acompanhando a situação e prestando o apoio necessário à população afetada.
