
O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou um estudo que aborda iniciativas para o combate à insegurança alimentar no Espírito Santo. De acordo com o estudo, 79,2% dos lares no Estado vivem em situação de segurança alimentar, o que coloca o Espírito Santo como a 5ª melhor unidade da federação nesse indicador.
O estudo destaca o papel do programa Compra Direta de Alimentos (CDA), que fortalece a agricultura familiar ao adquirir produtos de pequenos produtores para distribuição em instituições sociais. O Governo Estadual criou o Sistema de Compra Direta de Alimentos (SisCDA) para gerenciar essas atividades de forma mais moderna e transparente.
Outras iniciativas destacadas:
- O Programa Cozinhas Solidárias, que prevê o repasse de até R$ 1,4 milhão por Organização da Sociedade Civil selecionada para produzir e distribuir refeições em 11 municípios do Estado.
- A adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que articula ações de governos, sociedade civil e instituições privadas para implementar políticas públicas.
O estudo ressalta a importância de respostas integradas para enfrentar o desafio multifacetado da insegurança alimentar e destaca o papel do IJSN em apoiar gestores com dados e análises para fortalecer projetos locais.