Cigarro eletrônico causa ataque cardíaco em estrela de reality show

Fraser Olender, de 33 anos, do programa Below Deck, foi hospitalizado com lesão pulmonar após uso de vape e fez alerta aos fãs

- Fraser Olender ficou internado por uma semana com lesão pulmonar e dores intensas Foto: Reprodução | Redes sociais

Estrela do reality show americano “Below Deck”, Fraser Olender, de 33 anos, foi hospitalizado após sofrer um ataque cardíaco e lesão pulmonar provocados pelo uso de cigarro eletrônico. O ator revelou o problema de saúde em publicação feita no Instagram neste fim de semana.

“Algumas semanas atrás fui levado às pressas ao hospital devido a dores severas no peito e dificuldades para respirar”, escreveu Olender na postagem, acompanhada de fotos tiradas durante sua internação. O incidente o levou a passar uma semana em hospitais de Londres, onde consultou especialistas para descobrir a causa do problema.

Os médicos diagnosticaram o astro de TV com “envenenamento por vape”, formalmente conhecido como Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarros Eletrônicos (EVALI), uma doença respiratória potencialmente fatal. Durante o episódio, Olender sofreu o que os médicos chamaram de “espasmo da artéria coronária”, quando as artérias que transportam sangue para o coração “suddenly clamped down” (contraem-se subitamente).

“Esse espasmo reduziu o fluxo sanguíneo o suficiente para causar um infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI), mais conhecido como ataque cardíaco – não por causa de um bloqueio, mas porque meu coração não estava recebendo oxigênio suficiente durante o espasmo”, explicou o ator.

Segundo Olender, o problema causou dores intensas, que não eram amenizadas nem com morfina. “A dor que suportei por 24 horas era inexplicável, 2 doses de morfina não fizeram efeito e eventualmente tive que receber o analgésico mais forte legalmente permitido para administração no pronto-socorro – e isso apenas reduziu minha dor de 10 para 7”, descreveu.

Entre as imagens compartilhadas, o astro incluiu um breve vídeo de seu namorado, Matt Rogers, apresentador do podcast Las Culturistas, apoiando-o no hospital. Apesar do susto, Olender afirmou estar “grato” e “se recuperando”.

O ator decidiu compartilhar sua experiência com seus seguidores porque, segundo ele, “nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer”. “Se esta experiência puder ajudar pelo menos uma pessoa a repensar o uso de vape, vale a pena contar”, declarou.

Olender fez um apelo para que seus fãs que usam cigarros eletrônicos parem imediatamente. “Não toquei em um vape desde que isso aconteceu e nunca mais tocarei”, alertou. 

FONTE: O TEMPO