
Por Ludmila Azevedo
O cicloturismo em Viana tem se consolidado como uma das formas mais autênticas e prazerosas de conhecer o município. Com rotas que passam por áreas comunidades rurais e estradas históricas, pedalar pela cidade é uma experiência que une lazer, esporte e contato direto com a cultura local.

Os trajetos variam em nível de dificuldade, atendendo desde iniciantes que desejam aproveitar passeios leves até ciclistas mais experientes que buscam percursos desafiadores em meio às montanhas e trilhas. Algumas das mais conhecidas são as trilhas do Búfalo e do Peixe Verde, além da famosa Rota Imperial, entre Viana e Domingos Martins, parte da estrada aberta pela coroa portuguesa em 1816.

O município já realizou diversos encontros de ciclistas. Instituições beneficentes também aproveitam a variedade de estradas e promovem provas de ciclismo para ajudar suas causas.

A Prefeitura Municipal de Viana tem incentivado, inclusive, o uso da bicicleta como meio de transporte dentro da cidade. Este ano foi instalado, junto à sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na entrada do bairro Ribeira, um “bike fix” ou ponto de apoio. O ponto é equipado para que as pessoas possam encher os pneus da bike e realizar pequenos reparos.
Onde se hospedar
Sítio Paraíso
Na localidade de Peixe Verde, o sítio tem quartos climatizados e aconchegantes, piscina e playground
Onde comer
Cantim di Minas Restaurante
O self-service com fogão a lenha fica no bairro Universal, com ambiente familiar cercado pela natureza.
Finno Sabor Padaria e Restaurante
Aberto todos os dias no bairro Marcílio de Noronha, o restaurante abre para almoço na modalidade self-service, mas também serve porções, sanduíches, cafés e sobremesas.
Como chegar
Saindo de Vitória, siga pela BR-262 por aproximadamente 25 km até chegar em Viana. Ainda na rodovia, siga até a zona rural do município em direção à localidade de Peixe Verde, a cerca de 14 km da sede.
FONTE: ES BRASIL