Ciclone favorece novo episódio de ZCAS e pode provocar chuvas no ES

Um ciclone que se forma no Sudeste a partir de sexta-feira (30) pode causar novo episódio de ZCAS

Um ciclone que se forma a partir desta sexta-feira (30) no litoral da Região Sudeste deve provocar chuvas no Espírito Santo na primeira semana de fevereiro, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno deve atingir principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, mas sua atuação favorece a formação de um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso, o que pode gerar um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Caso se confirme, será a terceira ZCAS registrada no estado em 2026.

Os episódios anteriores, registrados na primeira semana de janeiro e a partir do dia 19, causaram chuvas persistentes, alagamentos, deslizamentos e deslocamento de moradores.

O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas de precaução, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, ventos fortes e descargas elétricas.