Ciclone deve atingir Sul e Sudeste do Brasil com ventos de até 130 km/h

Segundo MetSul, o fenômeno extratropical deve provocar chuva e fortes ventos no país

- Imagem mostra formação de ciclone que deve atingir Sul e Sudeste, segundo MetSul • MetSul Metereologia

Um ciclone extratropical deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil durante essa semana, provocando chuva e fortes ventos de até 130 km/h, segundo previsão do MetSul.

O fenômeno está se formando a partir de um centro de baixa pressão que atua desde domingo (27) no Rio Grande do Sul, trazendo chuva para todo o estado.

A baixa pressão deve avançar pelo Oceano Atlântico, começando a dar origem ao ciclone na manhã desta segunda-feira (28).

Na prática, o vento ganhará força ao longo do dia, atingindo regiões como o Sul gaúcho, o Leste catarinense, além de cortar o Leste do Paraná até o Leste de São Paulo, tendo rajadas mais intensas no litoral Sul de Santa Catarina.

Além disso, durante a segunda (25), a ventania chegará na capital paulista e na Grande SP, além da Serra do Mar e partes do Rio de Janeiro.

Em comunicado emitido na noite do domingo, o MetSul também alertou para danos como destelhamentos, quedas de placas e possível queda de energia.

“Haverá ainda reflexos no serviço de energia no Paraná, mas em menor escala que no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Paulo, pela alta densidade populacional, e pelo vento atingir a Grande São Paulo, o número de clientes sem luz também poderá ser alto”, informou.

FONTE: CNN BRASIL