
Uma operação conjunta das polícias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro prendeu Thiago Galvão Gomes, de 40 anos, apontado como uma das principais lideranças do tráfico no Sul capixaba. A captura ocorreu na manhã de segunda-feira (13), no bairro Sepetiba, na zona oeste do Rio.
Segundo as investigações, o suspeito mantinha influência direta no tráfico em comunidades de Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes, mesmo fora do Estado. Além disso, ele continuava coordenando ações criminosas à distância.
Trabalho de inteligência levou à prisão
De acordo com a Polícia Civil, as equipes localizaram o investigado após um trabalho integrado entre o Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT-SUL) e o setor de inteligência da Secretaria da Justiça (Sejus-ES).
Além disso, a ação contou com o apoio da 32ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro. Nos últimos dias, os agentes monitoraram movimentações, cruzaram dados estratégicos e, assim, identificaram o paradeiro exato do suspeito.
Abordagem ocorreu sem resistência
Durante a operação, os policiais surpreenderam Thiago dentro do imóvel. Ele dormia no momento da abordagem e, por isso, não reagiu. Em seguida, os agentes realizaram a prisão sem qualquer resistência.
As autoridades destacaram que a precisão das informações foi decisiva para o sucesso da ação.
Condenações ultrapassam 23 anos
Contra o suspeito, a Justiça já havia expedido dois mandados de prisão pela 1ª Vara Criminal de Cachoeiro de Itapemirim. As condenações somadas ultrapassam 23 anos de reclusão, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Atuação criminosa continuava ativa
Mesmo foragido no Rio de Janeiro, Thiago seguia comandando o tráfico no Sul do Espírito Santo. Ele organizava a distribuição de entorpecentes e coordenava comparsas em cidades como Cachoeiro e Marataízes.
Por isso, as forças de segurança consideram a prisão um golpe importante contra o crime organizado na região.
Próximos passos
Agora, o suspeito permanece sob custódia no Rio de Janeiro. Em seguida, ele deve passar pelos trâmites legais para transferência ao sistema prisional do Espírito Santo, onde começará a cumprir a pena.











