Cerco Inteligente: Veículo clonado do ES é localizado em Goiás

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou um veículo com placa clonada de um carro da Serra, graças à integração das forças de segurança pública e à tecnologia do Cerco Inteligente do Detran|ES. Esse é o 25º veículo identificado e recuperado com a atuação da equipe da Coordenação de Monitoramento Eletrônico do Detran|ES.

Um morador da Serra, começou a receber notificações de infrações autuadas em seu veículo, um Fiat Siena, modelo 2010/2011, por excesso de velocidade em Goiás. Alegando nunca ter estado no local, o proprietário do veículo foi à Ciretran da Serra para solicitar a inclusão do indicativo de clonagem no prontuário do veículo.

A equipe inseriu a placa no sistema e deu início ao monitoramento do veículo original. Ao confirmar a existência do clone circulando em outro estado, o Detran|ES comunicou à PRF, que procedeu com as providências para a localização do veículo irregular.

O veículo foi abordado no km 14 da BR-070, em Águas Lindas de Goiás, e foi verificado que a placa não tinha QR Code original e os demais caracteres de identificação eram divergentes dos vinculados à placa registrada na Serra. Além disso, o condutor apresentou documento do veículo falso. Foi constatado que se tratava de um veículo com ocorrência de furto registrada em 2024, em Brasília.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância da tecnologia do Cerco Inteligente e da integração das forças para garantir a segurança.

“A partir de denúncias ou de processos como esse de clonagem, o monitoramento possibilitado pelo Cerco Inteligente tem apresentado importantes resultados em prol da segurança pública.”

Com a localização do veículo clone, o proprietário do veículo original poderá ter sua placa liberada e evitará problemas futuros com multas e outras questões legais. Além disso, a recuperação do veículo original permitirá que ele seja restituído ao seu legítimo dono.