
A influenciadora Larissa Santos acabou tendo uma reação a um acidente muito comum: uma mosquinha de banheiro, que costuma aparecer dentro do box, entrou no olho da jovem e ela desenvolveu quemose ocular.
“Imediatamente, começou a arder. Doía muito e parecia que tinha areia dentro do olho”, conta Larissa nas redes sociais. A região ficou inchada e lacrimejanto muito — por isso, ela procurou um oftalmologista com urgência, que diagnosticou a reação.
A quemose é uma condição aguda, associada geralmente a processos inflamatórios oculares, decorrentes de infecções, como conjuntivite, traumas ou, mais frequentemente, processos alérgicos. “É caracterizada por um inchaço da conjuntiva, que é a membrana mais superficial do globo ocular, o que pode dar o aspecto de uma ‘bolha’ no olho”, explica a oftalmologista Viviane de Oliveira Pereira, da clínica Olhar Prime, em Brasília.

A oftalmologista Juliana Lasneux, do CBV-Hospital de Olhos, também em Brasília, conta que o tratamento depende do que causou o inchaço — na maioria das vezes, uma compressa gelada ajuda, mas pode ser necessário o uso de colírios e medicamentos. A situação não é grave e é reversível.
“No caso dessa moça, foi um mosquitinho que entrou no olho, e ela deve ter coçado ou deu alergia. É um pouco assustador porque o paciente chega no consultório falando que o olho está saindo, ou está com uma gelatina, mas é só o edema, vai passar e vai voltar ao normal”, afirma Juliana.
FONTE: METRÓPOLES