
Linhares recebe nesta semana o “Programa Castra Pet”, que tem como meta castrar 900 gatas e cadelas em comunidades do município. Um ônibus totalmente equipado, vindo de Santa Catarina, estacionou nos bairros Aviso e Canivete para realizar os procedimentos. Pela manhã são feitas as cirurgias nas gatas, e à tarde, nas cadelas.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Linhares com o Governo do Estado, por meio do Programa PetVida, e tem como objetivo controlar a população animal e reduzir casos de abandono e maus-tratos.
A moradora Marise Campo Dallorto levou a cadela “Pretinha” para a castração no bairro Aviso, nesta segunda-feira (25). O animal foi abandonado no sítio da família e acabou ficando com eles. “Foi um gesto de amor. A Pretinha chegou abandonada e hoje faz parte da família. A castração é importante para que ela tenha mais qualidade de vida e não corra o risco de ninhadas indesejadas”, disse Marise.
Para ter acesso ao programa, o tutor precisou realizar um cadastro online no link: linhares.sislam.com.br Os pedidos para castrar os animais nesta etapa já foram encerrados.
O procedimento inclui exames laboratoriais pré-operatórios, esterilização cirúrgica, fornecimento de medicamentos, materiais utilizados durante e após a cirurgia, além de uma roupa especial entregue aos tutores para auxiliar na recuperação do animal.
O secretário de Meio Ambiente de Linhares, Tiago Magalhães, destacou os diferenciais do programa. “O Castra Pet se diferencia pelo fluxo contínuo de atendimento e pelo reconhecimento do trabalho dos protetores de animais, que têm papel fundamental no combate ao abandono e aos maus-tratos. É uma política pública que traz benefícios para toda a sociedade”, afirmou Tiago.
O Castra Pet retornará a Linhares em setembro, nos dias 04, 05, 06 e 07 atendendo as comunidades de Bebedouro, Nova Esperança, Interlagos e Shell. Os tutores também já foram cadastrados.