
Um casal morreu e a filha deles, de 7 anos, sobreviveu, após a casa em que eles estavam desabar, no bairro Areinha, em Viana, na noite dessa sexta-feira (7). As vítimas fatais são José Carlos Nunes, 50, e Joelma Nunes, 47.
O Corpo de Bombeiros diz que foi acionado por volta das 23h. As equipes chegaram ao local e constataram que casa havia desabado, com informações de que três pessoas estariam nos escombros.
“Os militares realizaram trabalho de vasculhamento e conseguiram localizar as vítimas, sendo que uma criança, de aproximadamente 7 anos, foi retirada com vida e deixada aos cuidados do Samu. Dois adultos, que seriam um homem de 50 anos e uma mulher, 47, foram resgatados, mas já em óbito”.
A Defesa Civil Municipal foi acionada. A Polícia Científica (PCIES) informa que a perícia foi chamada na madrugada deste sábado (19), às 0h25. Os corpos das duas vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica, em Vitória, para serem necropsiados e, posteriormente, liberados aos familiares.
Rachaduras
A Prefeitura de Viana diz que, segundo informações do boletim do Corpo de Bombeiros, o imóvel apresentava sinais visíveis de comprometimento estrutural, como rachaduras em paredes e piso, além de pilares inclinados.
“O senhor Lourival Vidal, tio de um dos moradores, afirmou que alertou os responsáveis sobre os riscos e chegou a recomendar que procurassem a Defesa Civil. Não chovia no momento do desmoronamento”, afirma a Prefeitura.
A Defesa Civil de Viana esteve presente no local, prestando apoio técnico e realizando os primeiros levantamentos. De acordo com o coordenador municipal, Sargento Sebastião Almeida, não havia registros anteriores de solicitação de vistoria, alvarás, denúncias ou laudos técnicos que indicassem risco de desabamento.
“Nosso papel é atuar na prevenção, mas precisamos que a população nos acione sempre que perceber sinais de risco. A Defesa Civil está à disposição da comunidade para orientar e agir quando necessário”, diz.
O prefeito Wanderson Bueno lamentou o ocorrido e reafirmou o compromisso da gestão com a segurança dos vianenses. “Nos solidarizamos com a família neste momento difícil. Esse caso nos traz um alerta importante: precisamos reforçar a conscientização sobre segurança estrutural e garantir que todas as construções sejam feitas com responsabilidade técnica”.
A Defesa Civil orienta que toda construção ou reforma seja realizada com acompanhamento técnico especializado, por profissionais habilitados, e com elaboração de projetos estruturais, respeitando as normas de segurança vigentes. A ausência desses cuidados pode resultar em sérios riscos à vida e ao patrimônio.
Além disso, é fundamental observar sinais de comprometimento estrutural, como: rachaduras em paredes ou pisos, portas e janelas desalinhadas, infiltrações persistentes, estalos na estrutura e inclinação de muros ou colunas.
Ao identificar qualquer um desses sinais, a recomendação é evacuar o imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil. Em Viana o número é (27) 998604360.
“A Prefeitura de Viana segue à disposição da população e reforça seu compromisso com a prevenção de riscos e a promoção da segurança em todas as regiões do município. E reforça que denúncias anônimas, em caso de percepção de construções em risco, podem ser feitas pelo 156 ou 171, e no telefone da Defesa Civil”.
A Prefeitura de Viana manifesta profundo pesar e solidariedade à família afetada pelo desmoronamento e diz que o município acompanha de perto o caso e segue prestando o apoio necessário por meio da Defesa Civil e demais estruturas municipais.
Thais Rossi