Capixabas são eleitos os melhores esquiadores do Brasil na temporada

Irmãos capixabas se destacaram no circuito internacional de esqui alpino e foram reconhecidos como os melhores atletas brasileiros da categoria Children na temporada 2025/2026

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 05 26t162146 761
- Arquivo pessoal

Os irmãos capixabas Leopoldo e Carlotta Fagnani, ambos de 16 anos, conquistaram o prêmio de melhores atletas da temporada 2025/2026 na categoria Children, concedido pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).

A entidade anunciou o resultado nesta segunda-feira (25). Leopoldo venceu na categoria Esqui Alpino Masculino Children, enquanto Carlotta levou o prêmio no Feminino Children.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Além disso, os dois atletas já acumulam reconhecimento nacional desde as categorias de base.

Na temporada 2022/2023, por exemplo, Leopoldo conquistou o prêmio no Infantojuvenil Masculino. Ao mesmo tempo, Carlotta venceu no Infantojuvenil Feminino.

Desde 2022, os irmãos representam o Brasil em competições internacionais organizadas pela Federação Internacional de Esqui (FIS).

Capixabas brilharam no circuito europeu

Na atual temporada, Leopoldo e Carlotta mantiveram resultados expressivos no circuito europeu.

Leopoldo conquistou o título do Slalom nas finais do Campeonato Francês Children. Enquanto isso, Carlotta terminou entre as 15 melhores atletas da competição.

Além disso, os irmãos defenderam o Brasil em torneios tradicionais do calendário internacional, como o Alpe Cimbra, na Itália, e o La Scara, na França.

Leopoldo celebrou o reconhecimento e destacou o crescimento do esqui alpino brasileiro.

“É sempre um prazer representar o Brasil. Depois de quatro temporadas na categoria Children, estou muito contente em me preparar para entrar no esqui alpino profissional”, afirmou.

Segundo o atleta, a modalidade vive um momento de evolução no país e oferece mais oportunidades para novos competidores.

Transição para o circuito profissional começa em julho

Carlotta também comemorou a premiação e ressaltou a importância do apoio familiar e da convivência com outros brasileiros durante as competições internacionais.

“Receber mais uma vez um prêmio da Federação mostra que todo o trabalho feito ao longo desses anos está trazendo resultados”, destacou.

A partir de julho, os irmãos iniciarão oficialmente a transição para o circuito profissional da Federação Internacional de Esqui.

Antes disso, eles disputarão competições na Argentina durante a temporada sul-americana.

Além disso, Leopoldo passará a treinar com uma equipe particular comandada por Mauro Baldo, ex-integrante da seleção italiana de esqui alpino.

Já Carlotta integrará a equipe feminina da LIT Ski Racing, academia liderada por Chris Knight, ex-treinador da multicampeã olímpica Lindsey Vonn.