Capixaba que doou medula três vezes inspira campanha no ES

Único caso do país com três doações, Raphael Athayde reforça a importância do cadastro; Semana Nacional para Doação de Medula ocorre de 14 a 21 de dezembro no ES

- Raphael Athayde doou medula três vezes. Foto: Reprodução/Instagram

O capixaba Raphael Athayde, de 39 anos, viveu um caso raro no Brasil: foi considerado compatível para doação de medula óssea três vezes e, por isso, será estudado pelo REDOME. Segundo o registro nacional, a probabilidade de um mesmo doador ser acionado mais de uma vez já é baixa. Três contatos consecutivos são considerados um evento excepcional.

Um capixaba que já foi acionado três vezes para doar medula óssea se tornou símbolo da mobilização que começa neste domingo (14) em todo o país. O comerciante Raphael Athayde, 38 anos, é apontado pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) como o único brasileiro com três doações realizadas, situação tratada como inédita e que chamou a atenção do próprio sistema.

A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula vai até sábado (21). No Espírito Santo, o Hemoes orienta jovens de 18 a 35 anos a procurarem as unidades para fazer o cadastro. Em Vitória, poderá ser feito durante toda a Semana Nacional, das 7 às 18h40. Nos hemocentros de Linhares, Colatina, São Mateus e na unidade de coleta da Serra, o cadastro será realizado de segunda-feira (15) a sexta-feira (19), das 7h às 15h20.

O que é necessário para se cadastrar

Para entrar no Redome, é preciso ter boa saúde, apresentar documento oficial com foto e fornecer dados pessoais. Pessoas com doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou autoimunes não podem se cadastrar.

A diretora técnica do Hemoes, Soraya Ferreira, reforça que o transplante é indicado para pacientes com doenças graves que afetam o sangue e o sistema imunológico. “Ele substitui células doentes por saudáveis, seja de um doador ou do próprio paciente”, afirmou.

As chances de compatibilidade são baixas. Entre irmãos, a possibilidade é de cerca de 25%. Fora da família, a chance pode ser de um para 100 mil. Por isso, o número de cadastros é decisivo. O Estado tem hoje 192.045 doadores registrados e 3.626 novos cadastros feitos só neste ano.

A história de Raphael

Raphael define as três doações como a segunda melhor experiência da vida. “A primeira foi ter os meus filhos. Ser doador de medula é uma sensação única. Segundo o Redome, sou o único caso no Brasil com três doações. É muito tranquilo. Você sai andando do hospital. Os custos são todos do SUS”, disse.

A primeira doação foi em janeiro de 2024, em São Paulo. Depois, veio a segunda em Vitória e a terceira, neste ano, em Brasília. “Esse é um legado que vou deixar para os meus filhos”, afirmou.

O comerciante contou que, ao ser novamente localizado pelo Redome, foi informado de que o próprio órgão pretende estudá-lo pelo fato de o caso ser raro. “Soube que rodaram o mundo e só eu poderia salvar aquela pessoa. Não existe uma palavra para descrever a sensação de salvar uma vida”, relatou.

Ele também lembrou a primeira vez em que quase doou, em 2021, quando o processo não pôde ser concluído por questões da época da pandemia. Desde então, se aproximou do projeto Fla Medula e passou a participar de ações de conscientização.

Atualização de dados

O aplicativo Gota de Vida, do Icepi em parceria com o Hemoes, ajuda possíveis doadores a manterem seus dados atualizados no Redome. Basta acessar a seção “Serviços” e selecionar “Redome”. A ferramenta é gratuita e permite acompanhar doações de sangue, plaquetas e hemácias, além de tirar dúvidas sobre o processo.

Serviço

Quem pode doar: o candidato deve ter entre 18 e 35 anos e ter boa saúde, sem doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou doenças auto imunes. Onde se cadastrar:

VITÓRIA

Quando: todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h20 (cadastro do doador).
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória-ES
Tel.: (27) 3636-7920 | (27) 3636-7942

COLATINA

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h20 (cadastro do doador).
Endereço: Rua Cassiano Castelo S/N, Centro, Colatina (Em frente ao Hospital Silvio Ávidos e ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Colatina).
Tel.: (27) 3717-2800 | (27) 3717-2808

LINHARES

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h20 (cadastro do doador).
Endereço: Avenida João Felipe Calmon, n°1305, Centro, Linhares (Ao lado do Hospital Rio Doce).
Tel. (27) 3264-6000

SÃO MATEUS

Quando: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h20 (cadastro do doador).
Endereço: Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, Res. Park Washington-São Mateus/ ES (Ao lado do Hospital Dr. Roberto Arnizaut Silvares).
Tel. (27) 3767-7954

UNIDADE DE COLETA NA SERRA

Quando: de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 13h às 15h20 (cadastro do doador).
Endereço: Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N – Laranjeiras, Serra-ES (Anexo Hospital Dório Silva).
Tel. (27) 3218-9429

FONTE: ES 360