Caminhão-tanque explode, chamas alastram, e BR-040 é fechada

Acidente foi na altura de Congonhas

- Acidente deixou a BR-040 bloqueada Foto: CBMMG/Divulgação

Um grave acidente interditou a BR-040 na altura de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (5/8). Um caminhão-tanque tombou no local, explodiu, e as chamas se alastraram pela rodovia.

De acordo com a concessionária EPR Via Mineira, responsável pelo trecho, equipes de inspeção, guincho e ambulância foram enviadas ao local. A concessionária enviou ao local viatura de inspeção, guincho e ambulância, além de acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal. As equipes seguem atuando “para garantir a segurança e restabelecer o tráfego o quanto antes”, disse a empresa. 

Por volta das 10h45, o congestionamento era de 6 quilômetros no sentido Belo Horizonte e 9 quilômetros no sentido Juiz de Fora. Ambos os trechos permaneciam bloqueados. A pista Norte, no sentido Belo Horizonte, foi liberada às 11h40 em operação de mão dupla. Dessa forma, uma faixa era utilizada por quem seguia rumo á capital mineira e a outra por quem seguia em direção a Juiz de Fora. Às 12h, o registro era de 8 quilômetros de congestionamento no sentido Belo Horizonte e 10 quilômetros no sentido Juiz de Fora. 

Conforme o Corpo de Bombeiros, o caminhão-tanque transportava etanol. O motorista morreu na hora e foi encontrado carbonizado. O incêndio foi controlado, mas persistem riscos, uma vez que um dos tanques do caminhão ainda contém combustível em vazamento. O outro tanque, já vazio, foi totalmente consumido pelas chamas.

As equipes permanecem em monitoramento da área para garantir a segurança e evitar novos incidentes.

FONTE: O TEMPO