
Na manhã desta quarta-feira, dia 28 de maio, o bairro Santa Cruz, em Linhares, será tomado por um forte símbolo de esperança e luta: o laranja, cor que representa o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A partir das 8h, moradores, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e profissionais das Secretarias de Assistência Social (Semas), Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) se reunirão em frente ao CRAS do bairro para dar início à Caminhada Laranja, uma mobilização coletiva que vai percorrer as principais ruas da comunidade.
Com girassóis nas mãos — símbolo da campanha nacional de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil — e com faixas e cartazes, o grupo não apenas chamará a atenção da população, mas também lançará uma mensagem clara: a proteção das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós.
Mais do que um evento simbólico, a Caminhada Laranja é um apelo por empatia, cuidado e vigilância coletiva. Ela integra as ações alusivas ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data que relembra a sociedade brasileira da urgência de denunciar, combater e prevenir esse tipo de violência tão cruel — que muitas vezes acontece em silêncio e nos espaços mais próximos das vítimas.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot, a iniciativa é mais do que uma ação de calendário. É parte de um compromisso permanente com a infância. “Todos precisamos cuidar das nossas crianças e adolescentes. Estamos numa luta não só nesse mês, mas a todo instante. A prevenção começa na informação, na escuta e na coragem de agir”, afirma.
A Caminhada Laranja é, portanto, um convite: para ver, ouvir, proteger e agir. Porque cada passo dado pelas ruas de Santa Cruz será também um passo contra o medo, contra o abuso e contra o silêncio.