Câmara de Cachoeiro-ES adere às campanhas Setembro Verde e Setembro Amarelo

Câmara de Cachoeiro promove conscientização sobre inclusão, doação de órgãos e prevenção ao suicídio em setembro.

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim se mobiliza para duas importantes campanhas neste mês de setembro: o Setembro Verde e o Setembro Amarelo. Para marcar a adesão às campanhas, a fachada do prédio recebeu laços gigantes nas cores verde e amarela, que simbolizam as ações de conscientização. A iniciativa busca usar a visibilidade da sede do Poder Legislativo, que fica no centro da cidade, para chamar a atenção da população sobre a relevância de ambas as campanhas e incentivar a participação de todos.

O presidente da Câmara, Alexandre Maitan (União Brasil) destaca que o Legislativo tem um papel crucial na promoção de pautas sociais importantes. “Aderir a essas campanhas é o mínimo que podemos fazer para mostrar nosso compromisso com a vida, a solidariedade e a saúde mental. Esperamos que, ao ver nosso prédio, a população se sinta motivada a buscar mais informações e a apoiar essas causas”, afirma.

Setembro Verde: pela inclusão das pessoas com deficiência e pela doação de órgãos

Setembro Verde é dedicado a duas causas essenciais. A primeira delas é a luta pela inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcD’s). A escolha da cor e do mês remete ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. A campanha busca combater o preconceito, o capacitismo e promover a acessibilidade e a valorização dos direitos de milhões de brasileiros. É um lembrete de que a inclusão é um direito e que a sociedade precisa se adaptar para garantir que todos tenham oportunidades e autonomia.

Além disso, o setembro verde também conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, porque 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A campanha tem o objetivo de informar sobre o processo de doação e, principalmente, sobre a necessidade de conversar com a família sobre o desejo de ser um doador, já que a autorização é um ato familiar no Brasil. Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas.

Setembro Amarelo: pela vida e pela prevenção

Setembro Amarelo é a maior campanha de prevenção ao suicídio no mundo. A iniciativa busca quebrar o tabu em torno do assunto e mostrar que a conversa e o acolhimento são ferramentas essenciais para ajudar pessoas em sofrimento.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida – CVV elegeu para 2025 o lema “Conversar pode mudar vidas”. A organização oferece apoio durante todo o ano, 24h por dia, todos os dias, através do telefone 188. A campanha de setembro, porém, traz mais evidência ao tema, informando sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, incentivando a busca por ajuda profissional e sensibilizando a sociedade para a importância do apoio emocional e da saúde mental.