Calor de 40°C marca semana no Brasil; veja previsão para o ES

País enfrenta novo período de veranico com temperaturas extremas; no Espírito Santo, previsão indica variação de nuvens e chuvas fracas

- Píer de Iemanjá, na orla de Camburi, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto

O Brasil iniciou a segunda quinzena de agosto sob forte onda de calor. No último fim de semana, temperaturas entre 37°C e 40°C foram registradas em estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A marca mais alta foi em Cuiabá, que chegou a 40,0°C no domingo (17). O valor se tornou recorde nacional de 2025 até agora, superando os 38,2°C registrados na própria capital no início do mês.

Além disso, Cuiabá se tornou a segunda capital brasileira a atingir os 40 °C neste ano. A primeira foi o Rio de Janeiro, que alcançou 41,3°C em fevereiro. Porto Alegre, no mesmo mês, marcou 39,8°C.

Veranico deve intensificar o calor

De acordo com a Climatempo, a partir do dia 20 de agosto, o Brasil viverá um período de veranico. Temperaturas próximas ou acima dos 38°C devem atingir áreas do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Norte. No Sudeste, São Paulo e Triângulo Mineiro devem registrar máximas acima de 35°C.

Por outro lado, o calor vem acompanhado de baixa umidade do ar, o que aumenta o risco de incêndios em vegetação.

Previsão para o Espírito Santo

No Espírito Santo, a previsão indica instabilidade nesta segunda-feira (18). Segundo o Incaper, há possibilidade de chuva fraca à noite no litoral sul, na Grande Vitória e em áreas da Região Serrana. As demais regiões terão apenas variação de nuvens. Na Grande Vitória, os termômetros variam entre 17°C e 26°C. Já no Sul, a mínima prevista é de 14°C, com máxima de 25°C. No Norte, a temperatura chega a 29°C.

Dias seguintes no estado

Na terça-feira (19), o tempo abre em grande parte do estado, embora ainda haja previsão de chuva fraca pela manhã no litoral sul e na Grande Vitória. As temperaturas ficam entre 17°C e 26°C na capital e entre 10°C e 25°C na Região Serrana.

Na quarta-feira (20), os ventos costeiros devem provocar chuva rápida no início do dia na Grande Vitória e no Nordeste capixaba. Em seguida, o tempo fica aberto. A máxima na capital chega a 26°C.

Na quinta-feira (21), o ar seco volta a predominar e o tempo fica aberto em todo o estado, sem previsão de chuva. O cenário se repete na sexta-feira (22), com poucas nuvens e máximas próximas a 28°C em algumas regiões.

FONTE: ES 360