Callegari inicia série de visitas às maternidades por todo o Estado

O objetivo é acompanhar o desenvolvimento da implementação da Lei do Parto Livre. 

Foto: Reprodução -

As cidades de Itapemirim, Serra, Santa Teresa, Santa Maria e Colatina receberão a caravana do deputado estadual Wellington Callegari. Na pauta, a “Lei do Parto Livre” (Lei 12.194/24), medida que está em vigor desde o ano passado, quando foi aprovada na Assembleia e sancionada pelo governador Renato Casagrande, garantindo às gestantes capixabas o direito de escolher a modalidade de parto, normal ou cesárea. 

Segundo o deputado, as visitas visam conhecer o processo de implementação da norma e fomentar o diálogo com os gestores das maternidades e hospitais: “O instituto dessas visitas é conversar com os gestores das maternidades e hospitais, e saber como está o processo de implementação da lei do Parto Livre. Já temos boas notícias dos seus efeitos, como, por exemplo, a desobrigação dos hospitais públicos de seguir as cotas do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de partos cesáreas. Essa é uma das diversas conquistas que virão, não tenho dúvidas”. 

O parlamentar se refere à determinação aos hospitais e maternidades que pertencem ao Sistema Público Único de Saúde (SUS), para atender uma certa porcentagem de partos cesáreas. Caso o hospital ultrapasse a cota estabelecida, ele pode sofrer punibilidade do Estado, como, por exemplo, não conseguir recursos, receber sanções, multas e até mesmo remanejamento de alguns profissionais. Isso pode fazer com que os hospitais forcem as gestantes a terem um parto normal.

Diálogo com a população local e Comissão da Vida

O deputado também tem encontro marcado com a comunidade local para apresentar as diretrizes da lei do Parto Livre e falar sobre a importância da criação da “Comissão da Vida” nos municípios.

“Essa lei foi construída com a sociedade capixaba, por meio de audiências públicas que realizamos em todas as regiões. Agora é o momento desta mesma sociedade se apoderar da lei 12.194 e nos ajudar a cobrar das autoridades o seu cumprimento. Por isso, é importante criarmos as comissões da vida para assegurar os direitos das gestantes e dos bebês”, complementou.

Calendário e Horário

A cidade de Itapemirim será a primeira a ser visitada pelo deputado. Confira a agenda:

  • Segunda-feira (17): Itapemirim, às 10h00
  • Terça-feira (18): Serra, às 08h30
  • Quarta-feira (19): Santa Teresa, às 15h00
  • Quinta-feira (20): Santa Maria de Jetibá, às 13h00
  • Sexta-feira (21): Colatina, às 11h00