
Cachoeiro está atualizando seu Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. Os trabalhos começaram nesta quinta (11), com uma oficina de nivelamento para a formação dos aplicadores das oficinas que irão compor a ação, no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).
O moderador foi Dirceu Godinho – chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural de Cachoeiro de Itapemirim (Incaper) – que abordou os eixos temáticos que já tinham sido sugeridos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, bem como a metodologia de trabalho.
Além do Incaper e da Semag, marcaram presença as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), a de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Selita, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro de Itapemirim (CAF), a Associação Comunitária de Banca de Areia e a Escola Família Agrícola.
Subsídio para os próximos anos
A primeira versão do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável abrangeu os anos de 2012 a 2017. A iniciativa da prefeitura é revisar e atualizar o documento para subsidiar políticas públicas e os esforços para o desenvolvimento rural nos próximos quatro anos – 2026 a 2029.
Para isso, será realizada uma ampla discussão dos eixos já propostos pelo conselho, em oficinas marcadas para o auditório do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor da Educação Básica “Doutor Dirceu Cardoso” (Cecapeb), em Morro Grande.
Elas abordarão os temas “Cafeicultura / Organização rural”, “Bovinocultura de leite e corte/ Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)”, “Diversificação agrícola/ crédito rural”, “Agroindustrialização/ Educação do Campo”, “Apoio comercialização/ infraestrutura rural” e “Agroecologia/ recursos naturais”. A apresentação e aprovação do plano está marcada para acontecer dia 18 de dezembro deste ano.
Para o secretário municipal de Agricultura de Cachoeiro, José Arcanjo, o planejamento do meio rural é um instrumento necessário ao desenvolvimento. “Ele é importantíssimo para definirmos em que vamos investir e quando as atividades acontecerão. Com ele, teremos uma direção clara e dinâmica por onde passará o desenvolvimento rural do município”.
FONTE: PREFEITURA DE CACHOEIRO