Cachoeiro-ES realiza treinamentos para qualificar atendimento a pacientes com tuberculose

O objetivo é fortalecer a linha de cuidados ao paciente com tuberculose, atualizando sobre o manejo clínico do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, por meio do Programa Municipal de Combate a Tuberculose e Hanseníase, realizará, durante o mês de agosto, dois treinamentos voltados para todos os profissionais envolvidos no atendimento a pacientes com tuberculose.

A capacitação será direcionada a enfermeiros, médicos, farmacêuticos e instituições que atuam no combate à doença. Os encontros acontecerão no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci).

No dia 21 (quinta-feira), às 10h, o treinamento será destinado aos profissionais dos prontos atendimentos do município (Paulo Pereira Gomes, Marbrasa e Itaoca) e a rede hospitalar local (Hospital Infantil, Santa Casa, Hospital Evangélico e Unimed).

Já no dia 27, também às 10h, a capacitação será direcionada aos profissionais do sistema penitenciário, incluindo os presídios masculino e feminino, o Centro de Detenção Provisória (CDP) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

O objetivo é fortalecer a linha de cuidados ao paciente com tuberculose, atualizando sobre o manejo clínico do paciente, abrangendo temas como diagnóstico precoce, fluxos de encaminhamento, laboratorial e condutas assistenciais.

“A assistência ao paciente com tuberculose exige articulação entre toda a rede de saúde. Esse tipo de treinamento é essencial para garantir um atendimento integral ao usuário e a comunidade”, destaca a coordenadora do programa, Marusca Mesquita.

Embora seja uma doença curável, a tuberculose segue como uma das principais causas de mortalidade no mundo. Segundo relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, a doença voltou a ser a principal causa de morte por um único agente infeccioso, superando a Covid-19 — dado reforçado no Boletim Epidemiológico de Tuberculose de 2025.

“Nosso compromisso é garantir que cada paciente com tuberculose receba um atendimento qualificado e humanizado. Investir continuamente na capacitação é fundamental para reduzir a incidência e alcançar a meta nacional de eliminação”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

O Governo Federal assumiu o compromisso de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Entre as metas está a redução de 90% da incidência da doença até 2035, alcançando o índice de apenas 10 casos por 100 mil habitantes.

Cachoeiro de Itapemirim é referência no sul do Espírito Santo no combate à doença. O município conta com um laboratório equipado com o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que garante mais agilidade e precisão no diagnóstico, qualificando o tratamento.

FONTE: PREFEITURA DE CACHOEIRO