
Nos últimos anos, o Chile se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros durante a temporada de inverno (entre junho e agosto). Dados recentes mostram um aumento significativo no fluxo de turistas brasileiros para o país andino, especialmente pelas atrações culturais, gastronomia e belezas naturais que o Chile oferece.
O turismo brasileiro no Chile cresceu de maneira espantosa
Segundo os dados coletados pela Unidade de Estudos da Subsecretaria de Turismo, entre o dia 1º de junho e o dia 31 de julho de 2024, o Chile recebeu cerca de 222 mil turistas brasileiros, esse número representa um aumento de 74,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O turismo chileno sofreu fortemente durante o período da pandemia mas, ao longo do tempo, foi se recuperando e superou os patamares estabelecidos antes da crise global, hoje os turistas brasileiros representam cerca de 12,4% do volume total de turistas no país. A marca histórica ocorreu durante o ano de 2019 onde mais de 540 mil turistas brasileiros visitaram o Chile.
Segundo o World Travel Awards de 2024, a capital chilena Santiago foi reconhecida como o “Melhor Destino Urbano da América do Sul” desbancando a cidade de Quito, no Equador.
O que fazer em Santiago durante a estadia?
A capital chilena oferece uma combinação harmoniosa de atrações culturais, históricas, modernas e gastronômicas de forma simples e descomplicada para os turistas. Dentre alguns dos lugares imperdíveis na cidade podemos destacar:
- O palácio presidencial, também chamado de La Moneda, é um símbolo da história política do Chile e oferece visitas guiadas que permitem conhecer mais sobre sua importância e sobre a história política do país.
- A Plaza de Armas também é chamada “coração de Santiago”, lá é a casa da Catedral Metropolitana, uma das mais belas do mundo.
- La Chascona é um dos destinos obrigatórios para os amantes da literatura, lá foi uma das casas do consagrado poeta Pablo Neruda, que conta com uma visita guiada sobre a vida e obra do vencedor do Nobel de Literatura de 1971.
- Para quem quer degustar da gastronomia chilena, o Mercado Central é o ponto ideal para mergulhar nos sabores ricos dos pratos de frutos do mar, especialidade do Chile.
Para explorar o país além de Santiago é possível pegar voos baratos para o Deserto do Atacama e explorar sua imensidão solitária, juntamente com a paisagem alienígena do Vale da Lua e os Gêiseres del Tatio.
Quem busca uma aventura regada a vinho, paisagens bucólicas e alta gastronomia o indicado é visitar o Vale do Elqui, essa região é famosa por dois motivos: as vinícolas mundialmente famosas e por ser um dos melhores lugares do mundo para fazer turismo astronômico de observação do céu.