Bebê recebe alta após ingerir soda cáustica em supermercado de Maricá

Criança passou por tratamento intensivo, apresentou melhora clínica e deixou o hospital sob acompanhamento médico

Um bebê que ingeriu soda cáustica em um supermercado de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (29). O caso ocorreu em outubro de 2025.

Após o acidente, Isaac de Melo Maia ficou 21 dias em coma induzido. Em seguida, permaneceu 13 dias sem enxergar. No entanto, para surpresa da equipe médica, o bebê recuperou a visão e não apresentou sequelas neurológicas.

Ao todo, a criança ficou internada por mais de 90 dias. Agora, o tratamento seguirá em casa, com acompanhamento médico contínuo.

Na época do ocorrido, Isaac tinha 1 ano e 4 meses. Ele estava no carrinho de compras enquanto a mãe buscava produtos no supermercado. Em poucos segundos, porém, conseguiu abrir um pacote de soda cáustica e levou o produto à boca.

Inicialmente, o bebê recebeu atendimento no Hospital Che Guevara, com queimaduras internas e externas. No dia seguinte, contudo, médicos transferiram a criança para uma unidade hospitalar particular em Niterói. Lá, ele passou por cirurgias e por diversos procedimentos médicos.

Durante a internação, neurologistas identificaram sinais de atrofia cerebral. Por isso, a equipe chegou a considerar a possibilidade de sequelas motoras e no desenvolvimento. Entretanto, após sair do coma, Isaac apresentou evolução positiva.

Apesar da recuperação neurológica e da visão, o bebê ainda precisará passar por procedimentos para expansão do esôfago, uma das áreas mais afetadas pela substância. Além disso, ele respira com auxílio de traqueostomia e se alimenta por sonda.

Segundo a família, contudo, os sistemas respiratório e digestivo devem se normalizar com a continuidade do tratamento em casa.