
O bebê que sofreu uma grave queimadura no pé logo após nascer no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, precisará passar por um enxerto. A informação foi confirmada pela mãe, Sara Peisino Barboza, nesta segunda-feira (1º).
José está internado no Hospital Infantil de Vitória e, nesta tarde, passou por novos procedimentos, incluindo a colocação de um cateter central, já que apresenta dificuldade para receber medicação pelas veias.
De acordo com a mãe, os médicos explicaram que o enxerto deve demorar a ser feito, pois a lesão é profunda. Apesar da gravidade, não houve comprometimento de estruturas importantes do pé até o momento.
O caso ocorreu no dia 19 de agosto, poucas horas após o nascimento do bebê. A mãe denunciou em rede social que uma enfermeira teria colocado algodão aquecido dentro da meia da criança para aquecê-lo, o que causou a queimadura. Desde então, José passou por duas cirurgias e segue em acompanhamento médico.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que instaurou investigação interna e afastou preventivamente os profissionais envolvidos. O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) e o Ministério Público Estadual também apuram a ocorrência. Já a Polícia Civil investiga o episódio por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente.