Bebê de 7 meses morre por meningite no ES; estado já soma 14 óbitos em 2026

Espírito Santo já registra 14 mortes pela doença em 2026, segundo a Sesa

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 04 09t200727 967
- Foto: Imagem ilustrativa criada por IA

Um bebê de sete meses morreu na última segunda-feira (6) após complicações causadas por meningite bacteriana. A criança estava internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, na Grande Vitória.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a morte e informou que a equipe médica adotou todas as medidas assistenciais necessárias. Ainda assim, o quadro clínico evoluiu rapidamente e de forma grave.

De acordo com a Sesa, até a semana epidemiológica 13, encerrada em 4 de abril de 2026, o Espírito Santo registrou 259 casos suspeitos de meningite. Os dados incluem diferentes tipos da doença, como viral, bacteriana, fúngica e meningite B.

Desse total, 57 casos foram confirmados. Além disso, o estado contabilizava 13 mortes. Com o novo óbito, o número sobe para 14 neste ano.

A secretaria reforçou que a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos causados pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib).

Além disso, equipes de saúde atuam na identificação e no monitoramento de pessoas que tiveram contato com os pacientes. Quando necessário, os profissionais aplicam quimioprofilaxia e atualizam o cartão de vacinação.

A bactéria Haemophilus influenzae pode provocar doenças graves, principalmente em crianças não vacinadas. Entre as complicações estão meningite, pneumonia, septicemia e epiglotite.

Por fim, a Sesa informou que não divulga detalhes sobre o prontuário dos pacientes, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).