Banco Central suspende mais três instituições financeiras do Pix

Suspensão por 60 dias tem objetivo de proteger integridade do sistema

O Banco Central (BC) suspendeu cautelarmente três instituições financeiras do sistema Pix: Voluti Gestão Financeira, Brasil Cash e S3 Bank. Essa medida visa proteger a integridade do sistema de pagamentos e garantir a segurança do arranjo enquanto as investigações sobre o desvio de recursos do sistema financeiro são realizadas.

As instituições são suspeitas de ter recebido recursos desviados em um ataque cibernético contra a provedora de serviços tecnológicos C&M Software, que conecta várias instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O ataque resultou no desvio de pelo menos R$ 400 milhões a R$ 1 bilhão de contas reservas que os bancos mantêm no BC para cumprirem exigências legais.

Além das três instituições suspensas, outras três empresas também foram desconectadas do sistema Pix: Transfeera, Soffy e Nuoro Pay.

O Ataque Cibernético

O ataque cibernático à C&M Software ocorreu na noite de terça-feira (1º de julho) e foi detectado na madrugada do dia seguinte. Os criminosos utilizaram credenciais legítimas de clientes para acessar os sistemas da empresa e transferiram o dinheiro por Pix, convertendo-o em criptomoedas.

A investigação está em andamento, e os recursos desviados estão sendo bloqueados. No entanto, o Banco Central estima que apenas cerca de 2% do valor total desviado foi recuperado até o momento.