Aterro não autorizado é construído em trecho do Rio Itapemirim em Cachoeiro-ES

Agersa instaurou processo administrativo contra a BRK Ambiental e caso pode gerar auto de infração.

Um aterro não autorizado foi construído no Rio Itapemirim, na região da Ilha da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, durante o último fim de semana. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), que abriu processo administrativo contra a concessionária BRK Ambiental.

Segundo a autarquia, a BRK havia apresentado um projeto de intervenção na sexta-feira (29), mas a autorização foi negada, já que o plano e as licenças ambientais ainda estavam em análise. Apesar disso, a concessionária concluiu a obra no fim de semana. A empresa teria alegado que a intervenção visava melhorar o sistema de captação de água e a Pequena Central Hidrelétrica (PCH), mas a Agersa questiona a real necessidade do aterro.

A Agersa também ressaltou que a autorização para intervenções no Rio Itapemirim é de competência da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O caso foi comunicado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que notificou a BRK e solicitou a apresentação das licenças ambientais que autorizariam a obra.

A reportagem entrou em contato com a BRK Ambiental e a Agerh, mas não obteve resposta até o momento. Também foram procurados o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Seama) para verificar se houve atuação no caso.