
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira (26), representantes da DII ES Sul, associação que atua no apoio a pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais no Sul do Espírito Santo.
O convite partiu da vereadora Renata Fiório (PP). Além disso, a participação destacou ações da campanha “Maio Roxo”, criada para conscientizar a população sobre doenças como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
A lei municipal nº 7.685 instituiu a campanha em 2019. No mesmo ano, a associação iniciou as atividades em Cachoeiro.
Associação destaca avanços conquistados
Durante a sessão, Ediana de Souza Silva Ribeiro relembrou que a entidade participa anualmente das discussões no Legislativo municipal para ampliar a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais.
Segundo ela, a associação conquistou avanços importantes nos últimos anos. Entre eles está a oferta de infusão medicamentosa em Cachoeiro, procedimento essencial para muitos pacientes.
“Agora, mais de cinquenta pacientes recebem a infusão medicamentosa na Santa Casa de Cachoeiro. No entanto, ainda temos outras demandas”, destacou.
Antes disso, muitos pacientes precisavam viajar frequentemente para outros municípios em busca do tratamento.
Profissionais da saúde apoiam campanha
A sessão também contou com a presença da médica gastroenterologista Andressa Sartório Portinho e da psicóloga Iza Carla Reis, que apoiam os trabalhos desenvolvidos pela associação.
Além disso, representantes reforçaram a importância da conscientização para que pacientes identifiquem os sintomas precocemente e procurem tratamento especializado.
Segundo os participantes, o fortalecimento da rede pública de saúde também é fundamental para ampliar o acesso a consultas, exames e acompanhamento médico.
Paciente relata dificuldades enfrentadas
Durante a sessão, a paciente Rebeca Ribeiro compartilhou a própria experiência com a doença.
Ela contou que chegou a ir ao banheiro cerca de 30 vezes por dia. Além disso, desenvolveu um nódulo e precisou passar por cirurgia, situação que atrasou o ingresso na faculdade.
Segundo Rebeca, os medicamentos tradicionais não apresentaram resultado positivo. Atualmente, ela utiliza um medicamento experimental.
“Graças a Deus meu corpo absorveu esse medicamento e hoje estou em remissão clínica e diagnóstica”, relatou.
Além do tratamento medicamentoso, Rebeca também realiza acompanhamento psicológico e utiliza medicação psiquiátrica. Segundo ela, o apoio da associação foi essencial durante o processo.
Vereadora reforça importância do apoio aos pacientes
A vereadora Renata Fiório destacou a importância da mobilização em defesa dos pacientes diagnosticados com doenças inflamatórias intestinais.
“Essa causa não é minha, mas de todos que precisam desse apoio. A luta da associação ajuda muito a conseguir que os tratamentos venham para Cachoeiro, o que é fundamental para os pacientes”, afirmou.











