
O município de Cachoeiro de Itapemirim (ES) será palco de uma intervenção urbana inédita que une arte, diversidade e representatividade: o RUA ORGULHO: Ocupando Espaços Públicos com Arte LGBTQIA+. O projeto selecionará até 50 artistas LGBTQIAPN+ de todo o Brasil para compor uma grande exposição de artes integradas em formato de lambe-lambe pelas ruas da cidade, acompanhada de uma plataforma digital interativa com catálogo bilíngue, audiodescrição e conteúdos complementares.
A convocatória contempla diversas linguagens artísticas, incluindo fotografia, ilustração, desenho, pintura, colagem, tipografia artística, literatura (poesia ou crônica), videoarte e performances documentadas em vídeo. As inscrições estão abertas de 15 de junho a 25 de agosto de 2025, pelo site www.galeriarua.art, e são gratuitas.
O processo de seleção terá ações afirmativas que reservam vagas específicas para artistas negros(as)/pardos(as), residentes no Espírito Santo e moradores de bairros atendidos pelo Programa Estado Presente (ES), além de garantir diversidade regional e de linguagens.
Além de transformar o espaço urbano em uma galeria a céu aberto, o RUA ORGULHO reforça seu papel como instrumento de diplomacia cultural e inclusão, valorizando vozes e olhares historicamente sub-representados no circuito artístico. A curadoria será realizada por profissional com trajetória consolidada em projetos de artes visuais e atuação em iniciativas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+.
O projeto é uma realização do Ponto de Cultura Coletivo 028, coordenado por Leonardo Pires Antonio e Fernando Pacheco Gomes, e conta com o apoio do Funcultura/SECULT ES, por meio do Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba.
Serviço – Convocatória RUA ORGULHO: Ocupando Espaços Públicos com Arte LGBTQIA+
- Quem pode participar: Artistas LGBTQIAPN+ de 15 a 35 anos, residentes no Brasil
- Inscrições: 15/06 a 25/08/2025
- Site: www.galeriarua.art
- Realização: Ponto de Cultura Coletivo 028
- Apoio: Funcultura/SECULT ES – Edital 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba – Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim