
Por Ludmila Azevedo
Araçatiba é um dos distritos mais tradicionais de Viana. Essa comunidade quilombola já foi fazenda e refúgio para negros escravizados no século XVII, com um conjunto composto por residência, oficinas, engenhos, senzala e igreja.

Os moradores da comunidade preservam até hoje a tradição do congo, ritmo criado pelos povos africanos. Durante o período colonial, os negros escravizados pegavam barris vazios, colocavam um pedaço de couro para criar um som mais abafado e tocavam durante a noite e em datas comemorativas. A Banda de Congo Mãe Petronilha, de Araçatiba, tem mais de 100 anos e passa essa tradição para através de gerações.

Parte importante da memória da comunidade, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda integra o roteiro jesuítico no Espírito Santo. O templo foi construído por ordem dos padres jesuítas e faz parte do antigo complexo da Fazenda de Araçatiba. O complexo vai passar por um processo de restauração com a construção de um museu interpretativo no local, loja, café e centro de convivência.

O museu terá um rico acervo de objetos históricos e mídias interativas contando a história do local.
Onde se hospedar
Sítio do Ruy
Cercado pela natureza, com amplo quintal para lazer, piscina e quartos variados, o sítio está disponível para aluguel em Jucuruaba.
Onde comer
Restaurante do Dalto
Famoso pelo pernil e pelo torresmo, o restaurante é referência em comida caseira em Viana.
FONTE: ES BRASIL
