
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu na terça-feira, 16, a comercialização, distribuição, exportação, fabricação, propaganda e uso de dois suplementos alimentares: o Ki-Fit-Turbo, fabricado pela GVL Indústria de Suplementos Alimentares, e o Zempyc Natural – Mega Concentrado 730 mg, distribuído pela empresa Preço Justo Gestão Empresarial.
No caso do Ki-Fit-Turbo, a determinação aconteceu após relatos de efeitos colaterais como taquicardia, desconforto torácico compressivo, epigastralgia (desconforto, queimação ou dor na região abdominal superior), náuseas, vômitos e diarreia relacionados ao uso do produto.

Segundo a Anvisa, o produto possui composição desconhecida e divulga, de forma irregular, benefícios terapêuticos e de tratamento de saúde.
Em nota, a fabricante diz estar surpresa com a decisão. “Todos os ingredientes de sua composição são de origem conhecida e os fornecedores de matérias-primas são empresas idôneas, conhecidas no mercado, de alto grau de confiança e qualificados pelo nosso setor de controle de qualidade”, afirma a GVL.
“Todos os ingredientes foram discriminados no ato do comunicado de início de fabricação, bem como todos são liberados para uso em suplementos alimentares de acordo com a instrução normativa 18/2018”, continua no documento.
A empresa afirma que fabrica os suplementos de forma terceirizada e que segue rigorosamente as normas de qualidade, higiene e a regulamentação. Também diz desconhecer os efeitos adversos relatados.
O segundo produto, o Zempyc Natural – Mega Concentrado 730 mg, foi proibido pela Anvisa por ter origem e composição desconhecidas.
A Preço Justo Gestão Empresarial, no entanto, afirma que não havia irregularidades na fórmula, apenas informações no rótulo fora dos padrões exigidos pela agência, o que já teria sido corrigido. Além disso, o nome do suplemento, que fazia alusão ao medicamento Ozempic, foi alterado.
De acordo com a Anvisa, o produto também estava sendo divulgado de forma irregular em sites e plataformas eletrônicas, como Facebook, Instagram e outras mídias sociais. As propagandas relacionavam o uso do Zempyc Natural à perda de peso, “queima de gordura”, “redução de apetite”, “aceleração de metabolismo”, aumento da energia e disposição, o que não é permitido para suplementos alimentares.
FONTE: TERRA