A Anvisa determinou a suspensão do Vinagre de Maçã da marca Castelo nesta quarta-feira (26). A decisão inclui a proibição de comercialização, distribuição e consumo. Além disso, o produto foi recolhido dos mercados pela Castelo Alimentos S/A.
O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal publicou o Laudo de Análise Fiscal Definitivo. O documento mostrou que o vinagre reprovou no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. A análise apontou que o produto continha mais dessa substância do que o rótulo informava. A presença do composto pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Além do vinagre, outros dois produtos também foram suspensos pela autarquia. A medida inclui o pó para preparo de bebida vegetal Livestrong/Essential Nutrition, produzido pela INP Indústria de Alimentos Ltda. A lista inclui ainda o picolé de açaí, guaraná e canela Naturalle Ice, fabricado pela J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda.
O que fazer caso tenha um produto suspenso?
Ao identificar um item suspenso, é importante interromper o uso imediato. Essa orientação existe porque produtos suspensos podem oferecer riscos à saúde. Depois disso, o consumidor pode acionar o fabricante. Ele pode solicitar devolução do dinheiro ou troca do produto pelos canais de atendimento.
Se não houver retorno da empresa, o consumidor pode buscar a Ouvidoria da Anvisa. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.
A retirada dos produtos dos pontos de venda é responsabilidade das empresas após a publicação da decisão no Diário Oficial da União. A agência recomenda ainda que produtos irregulares ou proibidos sejam denunciados à Ouvidoria.
FONTE: ES 360
