
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do primeiro medicamento genérico à base de deslansoprazol no Brasil. O remédio é equivalente ao Dexilant e é indicado para o tratamento de adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos com Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).
O deslansoprazol é utilizado no tratamento e na cicatrização da esofagite erosiva, na manutenção dessa cicatrização e no alívio da azia associada ao refluxo gastroesofágico, atuando também na redução da acidez estomacal.
Nas farmácias do país, o medicamento custa mais de R$ 100. Por isso, a autorização do genérico é considerada um avanço para os pacientes, já que esse tipo de medicamento costuma ter preços mais acessíveis, mantendo os mesmos padrões de qualidade, segurança e eficácia exigidos para os produtos de referência. A medida tende a ampliar o acesso ao tratamento, especialmente entre pessoas que precisam fazer uso contínuo da medicação.
De acordo com a Anvisa, como ocorre com todos os genéricos aprovados pela agência, o novo deslansoprazol passou por avaliação técnica rigorosa, que comprovou sua equivalência terapêutica em relação ao medicamento de referência. O registro foi publicado no Diário Oficial da União em 15 de janeiro.
FONTE:O TEMPO
