Anchieta recebe Caravana das Margaridas neste sábado, 12

A Caravana das Margaridas é um evento itinerante com a finalidade de valorizar as mulheres em situação de vulnerabilidade nos municípios capixabas.

A Caravana das Margaridas é um evento itinerante com a finalidade de valorizar as mulheres em situação de vulnerabilidade nos municípios capixabas. E o próximo município é Anchieta neste sábado, 12. Na programação, ações voltadas para o empoderamento feminino e uma série de serviços gratuitos voltados especialmente para as mulheres.

O evento será realizado das 8 às 15h, na Praça São Pedro, Centro, onde 21 mulheres expositoras vão participar de uma feira empreendedora com apresentações culturais com Douglas Lopes e Grupo Folclórico Os Brandarinos tornando o ambiente ainda mais acolhedor e vibrante.

A caravana promove fomento do empreendedorismo local, fortalecimento da autoestima feminina, promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, combate a estigmas e preconceitos, estímulo à economia regional e criação de redes de apoio entre mulheres.

A Caravana tem como foco principal valorizar as mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo acesso a direitos e serviços essenciais, além de oportunidades de geração de renda e autonomia financeira. O projeto também atua no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da igualdade de oportunidades por meio de campanhas de conscientização.

Com uma estrutura ampla e acolhedora, a Caravana oferece diversos serviços gratuitos, entre eles atendimentos na área da saúde com exame de vista, vacinação, aferição de pressão e medição de glicemia, orientação jurídica, oferta de empregos e muito mais. Na parte de bem-estar terá maquiagem e correção postural.

Com uma proposta inclusiva e acolhedora, a Caravana também fortalece a atuação dos Núcleos e Centros Margaridas, como o Núcleo da Microrregião Litoral Sul, que oferece apoio psicossocial e jurídico para mulheres em situação de violência. O evento é ainda uma vitrine para o empreendedorismo local, incentivando mulheres a se reconhecerem como protagonistas de seus negócios.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, convida todas as mulheres de Anchieta e região a participarem da ação. “A Caravana Margaridas é uma oportunidade de acolhimento, cuidado e transformação. Convido cada mulher de Anchieta a estar conosco nesse sábado, para se informar, se fortalecer, empreender e acessar os serviços. Estamos indo ao encontro das mulheres para mostrar que elas não estão sozinhas”, afirmou Jacqueline Moraes.

Marjorie Seidel é gerente da Caravana Margaridas e destaca que cada nova parada do projeto reforça o impacto positivo que a iniciativa tem promovido nas comunidades capixabas. “É emocionante ver o quanto essas ações transformam vidas. A Caravana é um espaço de escuta, acolhimento e construção de caminhos. Nossa intenção é que cada mulher atendida se sinta fortalecida, capaz de tomar as rédeas da própria história”, destacou.

A Caravana

O nome do projeto homenageia Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e sindicalista paraibana, símbolo da luta pelos direitos das mulheres do campo. Margarida foi assassinada em 12 de agosto de 1983 por sua atuação firme e corajosa em defesa da justiça social. Sua memória inspira o espírito de resistência e transformação que guia cada edição da Caravana.

FONTE: Andressa Mota – ESHOJE