
Alunos de 11 escolas de Guarapari, na Grande Vitória, ficaram sem aulas por conta das fortes chuvas que atingiram o município nas últimas 24 horas. A precipitação causou alagamentos e problemas estruturais em vários pontos da cidade com acumulado de 194,2 mm de chuva. Guarapari foi a cidade mais afetada no Espírito Santo e permanece em alerta amarelo nesta segunda-feira (07), com previsão de mais chuvas fortes ao longo do dia.
As escolas CEMEI Acidolino Borges, o CEMEI Therezinha Silva Costa, o CEMEI Maria José Loureiro Vicente, o CEMEI Francisco Araújo, e outras unidades de ensino espalhadas pela cidade, tiveram as aulas canceladas para segurança dos estudantes. Os motivos para a suspensão variam, incluindo falhas estruturais nos prédios, dificuldades de acesso às escolas, e falta de energia elétrica em algumas regiões.
Além das escolas, o município também registrou sérios danos estruturais. No bairro Lagoa Funda, um muro de arrimo desabou, deixando duas pessoas feridas. Parte do terreno foi tomada pela lama, mas a estrutura da residência não foi comprometida. A Defesa Civil, junto com equipes da Secretaria de Obras e da Secretaria de Integração da Cidade, está atuando no local, orientando as famílias a saírem da área devido ao risco de novos deslizamentos.
Outro bairro muito afetado foi o Perocão, onde uma casa foi inundada. A Defesa Civil está acompanhando de perto a situação. No domingo (06), a cidade teve ainda registro de quedas de árvores nos bairros São Miguel, Jabuticaba e Muquiçaba, e uma estrutura metálica de um evento na Praia do Morro foi derrubada.
Defesa Civil
O secretário de Defesa Civil, Ronaldo Gomes, fez um alerta à população, pedindo atenção redobrada, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos de terra. “Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil”, orienta o secretário. Os números para contato são: 2798896-6125 ou Disque 199.
Guarapari continua em alerta, com o risco de novos temporais que podem causar mais danos e agravar a situação já delicada no município.
FONTE: Esthefany Mesquita – ESHOJE