
Por Robson Maia
Na próxima quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) sediará uma audiência pública para debater os impactos da escala 6×1 na vida dos trabalhadores e trabalhadoras capixabas. O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, presidida pela deputada estadual Camila Valadão, do Psol, ocorrerá às 18h30, no auditório Hermógenes da Fonseca.
A escala 6×1, que prevê seis dias consecutivos de trabalho seguidos por apenas um dia de folga, tem sido alvo de críticas por impor jornadas exaustivas, afetar a saúde mental e física dos trabalhadores e comprometer a convivência familiar e social.

/ Foto: Lucas S. Costa
Camila Valadão tem sido voz ativa no movimento que contrapõe a jornada e defende o direito ao descanso digno para as trabalhadoras e trabalhadores. A parlamentar convocou o debate para ouvir sindicatos, movimentos sociais e profissionais que enfrentam jornadas exaustivas de trabalho.
“A audiência é uma oportunidade para ampliar a discussão sobre a necessidade de garantir pelo menos dois dias de descanso semanal. Nosso mandato já protocolou o Projeto de Lei nº 635/2024 que tem como objetivo acabar com a escala 6×1 nos contratos públicos, justamente para garantir que o governo do estado seja exemplo para empresas capixabas. Descanso não é privilégio, é um direito fundamental. O Estado precisa assumir sua responsabilidade para evitar a exaustão e preservar a saúde de quem trabalha”, destaca a parlamentar.
O evento terá a presença do coordenador nacional do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Wesley Fábio. A participação da sociedade civil na audiência pública é essencial para fortalecer o debate e promover mudanças concretas nas políticas públicas de trabalho no Espírito Santo, segundo Camila.
FONTE: ES BRASIL