Alerta de chuva: Linhares pode ter 200 mm em 48 horas

Todos recebem atenção da secretaria municipal de Assistência Social.

A Defesa Civil de Linhares emitiu um novo alerta no início da tarde desta quarta-feira (21) e pode chover até 200 milímetros nas próximas 48 horas. As equipes da Defesa Civil e secretaria municipal de Obras, Segurança Pública e Assistência Social estão preparadas e mobilizadas para intervenções de emergência. Até o momento, 12 famílias precisaram deixar seus imóveis.

Deste total, oito famílias estão abrigadas na casa de parentes e quatro famílias foram levadas para o abrigo da Prefeitura na quadra poliesportiva da escola de ensino fundamental de Rio Quartel. Todos recebem atenção da secretaria municipal de Assistência Social.

As fortes chuvas que atingem o município deixaram, até o momento, sete famílias do bairro Santa Cruz desalojadas. Elas foram orientadas a deixar os imóveis e optaram por se alojar na casa de parentes. Nas últimas 24 horas, o município registrou um acumulado que varia entre 174 e 300 milímetros, entre a sede e o interior, o que equivale a dois meses de chuvas.

Também no bairro Santa Cruz, máquinas foram acionadas para abrir uma vala que facilite o escoamento do excesso de água.

No bairro Palmital, a laje de uma residência foi comprometida pelas chuvas, e a moradora recebeu orientação para desocupar o imóvel. Ela também foi acolhida por familiares.

Em Bebedouro, na área mais próxima à BR-101, a manutenção preventiva realizada nas grelhas, valas e bueiros surtiu efeito, e o excesso de água escoou normalmente. No entanto, no loteamento JJ, foi necessário que na manhã de hoje, máquinas abrissem uma vala para escoar a água de forma emergencial.

No distrito de Rio Quartel, outras quatro famílias estão sendo levadas para um abrigo organizado pela prefeitura na quadra da escola municipal de ensino fundamental de Rio Quartel.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (27) 98115-0511 e Bombeiros pelo 193, durante 24 horas.