Alerta: 31 cidades do ES estão em risco com baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de perigo potencial por baixa umidade para 31 municípios do Espírito Santo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta de perigo potencial por baixa umidade para 31 municípios do Espírito Santo. O aviso, válido até 20h, prevê índices entre 30% e 20%, bem abaixo do ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (60%).

Municípios em alerta:

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Iúna
Laranja da Terra
Mantenópolis
Mimoso do Sul
Mucurici
Muniz Freire
Nova Venécia
Pancas
Ponto Belo
São José do Calçado
Vila Pavão

Riscos de baixa umidade

Com o ar mais seco, aumentam os riscos de problemas respiratórios, ressecamento da pele e irritação nos olhos. Além disso, há possibilidade de queimadas, ainda que considerada baixa no território capixaba.

Segundo a Climatempo, a queda na umidade é resultado da falta de chuvas significativas no interior do país. Esse padrão deve se repetir entre hoje e quarta-feira (1º), com situações de emergência em várias regiões brasileiras, como Goiás, Tocantins e Mato Grosso, onde os índices podem cair abaixo de 12%.

Situação no Espírito Santo

No estado, o Incaper prevê tempo estável nesta terça-feira. Há chance de chuva rápida apenas no trecho nordeste durante a madrugada e a manhã. Nas demais áreas, não há previsão de precipitação. As temperaturas variam entre 14 °C e 30 °C, dependendo da região. Na Grande Vitória, a mínima registrada é de 15 °C, com máxima de 28 °C. No Sul, as áreas mais altas chegam a 27 °C. Já na Serra, cidades em maior altitude podem registrar mínimas de 9 °C.

Próximos dias

Na quarta-feira (1º), ventos úmidos que sopram do mar devem favorecer instabilidade no Norte, Nordeste, Litoral Sul e Grande Vitória. O céu terá mais nuvens, mas ainda com aberturas ao longo do dia.

A partir de quinta-feira (2), áreas de instabilidade aumentam e há previsão de chuva em quase todas as regiões do Espírito Santo. Apenas o extremo sul deve permanecer sem registro de precipitação.