
Um agricultor foi detido na quarta-feira (30) após uma operação realizada por investigadores da Polícia Civil e técnicos da EDP, que flagraram o furto de energia em sua propriedade rural no Córrego do Veado, na zona rural de Vila Pavão, no Norte do Espírito Santo. A concessionária de energia informou que peritos identificaram uma adulteração no medidor da fazenda, o que impedia o registro correto do consumo, caracterizando uma fraude.
A EDP detalhou que a energia furtada era usada para abastecer a residência e as bombas que irrigavam a lavoura da propriedade. A ação contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, além de um perito do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.
O agricultor foi encaminhado para a Delegacia Regional de Nova Venécia. A EDP ressaltou que o furto de energia pode trazer sérios prejuízos, incluindo sobrecarga na rede elétrica, interrupções no fornecimento, danos aos equipamentos e queda na qualidade da energia. A Gazeta entrou em contato com a Polícia Civil para obter mais informações sobre as providências adotadas e atualizará a matéria assim que houver retorno.