A Acadêmicos de Niterói terminou em 12ª posição no Carnaval 2026, sendo rebaixada para a Série Ouro. A escola estreante, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil“, agora disputará a Série Ouro em 2027. A Viradouro venceu o Carnaval 2026.
Multas e penalidades aplicadas
Antes da apuração, a escola recebeu uma multa de R$ 80 mil da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A penalização foi devido a falhas na dispersão do desfile. A Portela também enfrentou a mesma multa, mas ambas mantiveram seus pontos.
Destaques do desfile polêmico
- Bolsonaro como palhaço
O desfile fez referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro, retratado como um palhaço, com terno azul e tornozeleira eletrônica, ironizando o episódio de sua prisão em 2025. - Impeachment de Dilma Rousseff
Bonecos mostraram a posse de Dilma Rousseff, seguida pela ascensão de Michel Temer à presidência, uma crítica ao impeachment da ex-presidente. - Ausência de Janja no desfile
A primeira-dama Janja desistiu de participar para evitar interpretações políticas. Ela permaneceu no camarote com o presidente Lula. - Lula cumprimenta a escola na pista
Durante o desfile, Lula deixou o camarote e cumprimentou o mestre-sala e a porta-bandeira da Acadêmicos de Niterói, tornando-se o centro das atenções.
Polêmica com a ala “neoconservadores em conserva”
A ala “neoconservadores em conserva” foi alvo de críticas, com fantasias que representavam grupos como o agronegócio, defensores da ditadura militar e evangélicos. Damares Alves (Republicanos-DF) criticou a ala, chamando-a de “escárnio” contra os religiosos.
Reações políticas ao desfile
Diversos políticos manifestaram-se contra o desfile:
- Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que protocolará uma ação no TSE, acusando o PT de usar a escola para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
- Romeu Zema (Novo) chamou o desfile de “crime” e afirmou que levará o caso à Justiça.
- Ronaldo Caiado (PSD) comparou a postura de Lula à de um “rei absolutista”, sugerindo que isso prenuncia o fim do governo.
Tags: Carnaval, Rio de Janeiro, Acadêmicos de Niterói, Lula, Bolsonaro, Série Ouro, rebaixamento, Viradouro
Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que protocolará uma ação no TSE, acusando o PT de usar a escola para fazer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Romeu Zema (Novo) chamou o desfile de “crime” e prometeu levar o caso à Justiça.
