
A Trupe Barroca inicia sua temporada de concertos de 2025 com uma homenagem a Antonio Vivaldi e sua icônica obra, “As Quatro Estações”. O concerto será realizado na Igreja do Carmo, na Cidade Alta, no dia 9 de maio, às 20 horas. A Trupe Barroca será regida pelo maestro Sérgio Dias, e a direção artística do espetáculo é de Washington Sielemann. Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção podem preencher um formulário nas redes sociais da Trupe (@atrupebarroca) informando suas necessidades de acessibilidade.
A obra, editada em 1725, é uma das mais célebres do repertório barroco, na qual o compositor italiano descreve as estações do ano através da música, com destaque para o violino solista.
Para este concerto especial, a orquestra recebe em Vitória a violinista barroca Cynthia Freivogel, reconhecida como uma das mais destacadas da atualidade.
O programa contará, ainda, com a abertura da ópera “Dido e Enéas,” de Henri Purcell e com o Concerto Grosso em Ré Menor “La Folia,” de Francesco Geminiani.
Este evento integra a série “A Trupe Barroca – Uma Nova Música Antiga 2025” e conta com o apoio da Igreja do Carmo, da Casa da Música Sônia Cabral e com a parceria do IBRAC – Instituto Brasileiro de Cultura e Artes. A realização é da WS Projetos Criativos e da LICC (Lei de Incentivo à Cultura Capixaba) da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O patrocínio é da ES Gás, empresa do grupo Energisa.

A entrada é gratuita e não depende de reserva de ingressos.
Sobre os artistas e a Trupe Barroca:
Cynthia Freivogel é uma violinista que tem se destacado mundialmente como solista e camerista do repertório barroco e moderno. Chamada pelo Denver Post de “artista estrelar para qualquer padrão”, Cynthia é a spalla da Orquestra de Câmara Barroca do Colorado (Denver), da Orquestra de Câmara Artek Chamber Orchestra de Nova Iorque e é, ainda, a diretora artística do conjunto Combattimento.
Além do Collegium Musicum Den Haag, já liderou e atuou como solista com Concerto Köln, Joshua Rifkin’s Bach Ensemble e Musica Poetica. É membro do Tulpen Consort e Hopkinson Trio e colabora também com Vox Luminis, Scorpio Collective, Holland Baroque Society, Amsterdam Baroque Orchestra, Concerto d’Amsterdam, Northern Consort e Luther’s Bach Ensemble.
Foi membro do Brandywine Baroque, com o qual gravou diversos CDs, incluindo Op. 5 de Corelli, para o selo Plectra, e foi fundadora do Novello Quartet e do Coriolan Quartet. Sua versatilidade levou-a a colaborar com artistas visuais e bailarinos, aliando música antiga a coreografias de Garrett Ammon para a companhia de dança Wonderbound (Denver, Colorado).
Sérgio Dias é graduado em Flauta, Composição e Regência, pós-graduado em Educação Musical, em Arte e Cultura Barroca e Mestre em Música (com área de concentração em Musicologia Histórica). É doutorado pelo Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e trabalha como musicólogo consultor junto ao arquivo do Conservatorio San Pietro a Majella de Nápoles. É ex-professor do Conservatório Brasileiro de Música, ex-titular de Harmonia, Contraponto, Fuga e Estruturação Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES, além de ex-professor substituto de História da Música do Conservatório de Coimbra e da Escola Superior de Educação de Lisboa. Atualmente é professor e musicólogo do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, além de regente titular das Orquestra de Câmara e Orquestra Sinfônica da mesma Universidade.
A Trupe Barroca, criada em 1998 por Washington Luiz Sieleman Almeida, destaca-se no cenário musical capixaba. Originalmente chamada Victoria Ensamble, o grupo realizou apresentações notáveis com grandes músicos brasileiros e internacionais. Especializou-se no repertório dos séculos XVII e XVIII em 2017, utilizando instrumentos históricos e promovendo interpretações refinadas. Com flexibilidade na formação e enfoque pioneiro no Espírito Santo, ganhou reconhecimento e atraiu músicos renomados. Apresentou-se em São Paulo-SP, Olinda-PE, São Luís-MA, Belém-PA, entre outras cidades do Brasil. Hoje, possui o maior acervo de instrumentos históricos entre orquestras privadas especializadas no Brasil. Entre suas apresentações mais relevantes, destacam-se a Paixão Segundo São João de J.S. Bach, em 2021 e a primeira execução na América Latina da ópera Catone in Utica, de Antonio Vivaldo, em 2023.
Informações sobre Acessibilidade: A produção reservará um local especial para desembarque de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida na lateral da igreja. A igreja do Carmo conta com rampa de acesso, localizada na rua lateral. O espetáculo contará com o apoio de um intérprete de libras e as pessoas que necessitarem de apoios especiais poderão solicitá-los no momento da inscrição. O evento conta com um assessor de acessibilidade que preparará a equipe para receber o público que necessitar de atenção especial.
Cronograma de ensaios e masterclass
- Domingo – 04/05 – MasterClass (Diego, Christian, Felipe e Gabriel) – Local: Salão paroquial da Catedral – Horário: de 14 às 17 horas.
- Segunda – 05/05 – Ensaio Tutti – Condução Cynthia Freivogel (solista convidada) – Local: Igreja do Carmo – Horário: de 9 às 12 horas – (marcação de arcadas e articulações)
- Segunda – 05/06 – Ensaio “Tutti” – Condução Maestro Sérgio Dias – Local: Igreja do Carmo – 19:00 às 21:30 horas
- Terça – 06/05 – Ensaio “Tutti” – Condução Maestro Sérgio Dias – Local: Igreja do Carmo – Horário: de 13 às 15:30 horas
- Quarta – 07/05 – MasterClass (Claudine/Luciana, Caique, Roger, Rafael e Beatriz ) – Local: Casa da Música Sônia Cabral (foyer) – Horário: de 9 às 12 horas.
- Quarta – 07/05 – Ensaio “Tutti” – Condução Maestro Sérgio Dias – Local: Igreja do Carmo – Horário: de 13 às 15:30 horas
- Quinta – 08/05 – Ensaio “Tutti” – Condução Maestro Sérgio Dias – Local: Igreja do Carmo – Horário: de 14 às 17 horas (Ensaio Aberto)
- Sexta – 09/05 – Ensaio “Tutti” – Condução Maestro Sérgio Dias – Local: Igreja do Carmo – Horário: de 9 às 12 horas (Ensaio Geral)
- Sexta – 09/05 – Apresentação do Concerto – Regência: Sérgio Dias – Solista Cynthia Freivogel – Horário: 20 horas