A fruta que tem mau cheiro, mas vale ouro: conheça o durian

Iguaria asiática é proibida em locais públicos devido ao odor intenso

- Photoongraphy/Shutterstock

Além do sabor e da suculência, as frutas são conhecidas pelo aroma doce e agradável. Não é o caso do durian. Considerado “rei” em países do Continente Asiático, de onde é originário, como Malásia, Tailândia e Indonésia, o fruto apresenta uma peculiaridade: o odor intenso.

Em um artigo publicado no National Library of Medicine, em 2018, pesquisadores da Malásia definiram o cheiro da fruta tropical e exótica como a mistura de ovos podres e cebola causado pela ação de compostos voláteis de enxofre.

A característica curiosa, inclusive, fez o alimento ser proibido em aeroportos, hotéis e diversos espaços públicos caso não esteja armazenado adequadamente em embalagens vedadas e que impeçam que o mau cheiro se espalhe no ambiente.

Assim, a forma mais comum que os produtores encontraram de vendê-lo foi nas ruas.

Conheça o durian

À primeira vista, a fruta pode ser confundida com a jaca devido ao tamanho grande e do peso, que pode superar os três quilos, o formato oval e a casca espinhosa, mas as semelhanças param por aí. O durian tem polpa doce, amarelada e com sabor que lembra nozes e baunilha.

“Para quem gosta de jaca e outras frutas perfumadas, esse é o gosto em boca que ela oferece. Mas para quem não gosta, o sabor remete mesmo às cebolas refogadas com muito alho, sal e açúcar”, explica Edilson Giacon, produtor rural em Limeira (SP) e viveirista especializado em plantas raras.

Apesar do odor, o consumo é indicado pela presença de nutrientes na composição da polpa, como proteínas, gordura, fibras, vitaminas e carboidratos, e dos benefícios ao organismo, conforme descrito no artigo publicado no National Library of Medicine. Veja abaixo:

  • Capacidade de estimular o sistema imunológico e a cicatrização de feridas;
  • Propriedades antioxidantes, anticancerígenas, antidiabéticas e antiobesidade;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular;
  • Auxílio na digestão e insônia;
  • Controle da pressão arterial;
  • Alívio dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

Popularmente, a fruta também é conhecida por propriedades afrodisíacas. Mas não há evidências científicas dessa característica.

Existe durian no Brasil?

Sim, mas em pequena quantidade, o que atrapalha o processo de compra de sementes para a produção de mudas.

“Geralmente, quem procura são consumidores asiáticos que pagam valores elevados pelo fruto. Às vezes, quem se hospeda em hotéis cinco estrelas pode encontrar, assim como quem frequenta o bairro da Liberdade, em São Paulo, pela proximidade cultural com o Japão”, diz o especialista.

Uma muda da árvore do durian com cinco anos e, aproximadamente, 80 centímetros, por exemplo, pode ser encontrada a R$ 350. Para tamanhos maiores, o preço supera R$ 850. “Por ser uma planta de clima tropical úmido, é ideal para regiões de mata e litoral onde chove muito e tem umidade no ar o ano todo”, finaliza Giacon.

Como o durian é consumido?

A iguaria de origem asiática é consumida, principalmente, in natura, assim como a maioria das frutas, mas também pode ser incluída em sobremesas. Entre as principais receitas que levam a polpa estão sorvetes, bebidas, biscoitos e salgadinhos.

FONTE: GLOBO RURAL