Ação contra trabalho infantil é realizada no Sambão do Povo

A abertura do Carnaval de Vitória, na sexta-feira (21), foi marcada pela quarta edição do bloco “Não pule a minha infância” promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Além dos servidores da Setades, o bloco contou com a participação das equipes municipais que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Metropolitana (Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica).

O desfile teve a presença da primeira dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, madrinha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-ES). O principal objetivo do programa é sensibilizar e informar o público sobre os danos, individuais e sociais, quando crianças e adolescentes são explorados laboral e sexualmente, sendo também uma forma de conscientização sobre o tema. A marcha contou com quase 200 voluntários que fizeram panfletagens e abordagens aos foliões presentes no Sambão que desfilaram na avenida com carro de som, bateria e hino próprio.

A Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é uma iniciativa nacional promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Seu principal objetivo é combater o trabalho infantil no Brasil, mobilizando a sociedade e os órgãos governamentais para a prevenção e erradicação dessa prática. A campanha busca conscientizar sobre os impactos negativos do trabalho infantil, fortalecer as ações de fiscalização e garantir a proteção dos direitos dos adolescentes que trabalham de forma legal.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que participou do bloco, destacou as parcerias fundamentais para a ação, além de frisar a importância da campanha.

“A ameaça aos direitos e a dignidade de nossas crianças e adolescentes é uma das facetas mais graves e complexas em nossa sociedade, que exige uma abordagem por diversas frentes. E somente por meio de um trabalho articulado e, em conjunto, um problema dessa magnitude pode e vem sendo enfrentado”, afirmou Cyntia Grillo.