
Uma mulher de 34 anos passou por uma cirurgia no Acre, última segunda-feira (17/2), para retirar um cisto de aproximadamente 8 quilos do ovário. O caso foi compartilhado pelo cirurgião-geral e bariátrico José Ricarte nas redes sociais.
De acordo com o médico, a paciente chegou ao consultório se queixando de muitas dores abdominais. O exame de tomografia revelou o cisto no ovário esquerdo, que acabou sendo torcido pela massa.
A mulher foi encaminhada para uma cirurgia de urgência, onde teve o ovário esquerdo retirado junto com o cisto de 7,7 kg.
“Na cirurgia foi verificado que se tratava de uma torção no ovário por conta do cisto”, conta Ricarte nas redes sociais. “Caso sinta dores, procure ajuda de um cirurgião de confiança”, orienta.
Cisto no ovário
O cisto no ovário é uma espécie de bolsa contendo líquido que cresce dentro do tecido ovariano ou em sua superfície. Na maioria dos casos, ele tende a regredir em cerca de três meses após o aparecimento.
A alteração hormonal é a principal causa do cisto ovariano, podendo estar associada ao uso de medicamentos. Os cistos também podem surgir durante o processo ovulatório natural, sem relação com alterações dos hormônios.
Outros fatores como endometriose, hemorragias, infecções e inflamações também podem contribuir com o surgimento dos cistos.
FONTE: METRÓPOLES