
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Espírito Santo neste domingo (12). Enquanto o primeiro prevê chuvas intensas, granizo e rajadas de vento no Sul do Estado, o segundo alerta para a intensificação dos ventos em municípios do litoral capixaba.
Segundo o Inmet, os avisos exigem atenção da população. Além disso, o instituto recomenda cuidados extras em áreas com maior risco de alagamentos, queda de árvores e danos provocados pelas rajadas de vento.
Sul do Estado pode registrar granizo
O primeiro alerta entrou em vigor às 8h20 e abrange os municípios de Apiacá e Mimoso do Sul.
De acordo com o instituto, a previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado de até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h. Também existe possibilidade de queda de granizo.
Apesar disso, o Inmet considera baixo o risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, danos em plantações e alagamentos.
Ventos fortes atingem cidades do litoral
Ao mesmo tempo, o Inmet publicou um segundo aviso válido entre 12h deste domingo e 5h de segunda-feira (13).
Nesse período, o instituto prevê ventos intensos no litoral. Com isso, pode ocorrer movimentação de dunas de areia sobre construções próximas à orla.
As cidades incluídas no alerta são:
- Anchieta
- Guarapari
- Iconha
- Itapemirim
- Marataízes
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
Inmet orienta população
Em caso de temporais e ventos fortes, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de queda de galhos e descargas elétricas.
Além disso, o instituto orienta que motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Da mesma forma, sempre que possível, a população deve evitar permanecer em áreas abertas durante o período de instabilidade.
Por fim, quem precisar de ajuda pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.










